Fátima Bernardes já está há três anos à frente do programa "Encontro" e durante esse tempo tem se permitido experimentar desafios na frente das câmeras que antes, quando comandava o "Jornal Nacional", ao lado de William Bonner, não seriam possíveis. Em entrevista ao colunista de TV Daniel Castro, a apresentadora explicou que não acredita que esses momentos descontraídos possam abalar sua credibilidade construída em anos de jornalismo. "Não é o fato de você brincar ou se divertir que vai fazer com aquilo que você fez antes seja destruído", explicou.
Seguindo esta linha de pensamento, Fátima entra nas brincadeiras e se joga em novos desafios, como dançar sobre patins e até dublar uma música de Frank Sinatra. Na entrevista, a artista lembra um momento marcante de uma de suas aventuras na atração, quando se permitiu aprender movimentos no pole dance. "Pensei que ia ficar sem jeito, nunca imaginei que iria brincar com aquilo. Pra variar, o Marcos Veras me provocou e eu pensei: 'Não dá para não ir'. As pessoas querem ver eu me divertir, e a repercussão foi ótima", disse, animada.
Mas apesar de já ter soltado os quadris em vários ritmos, Fátima afirma que em um deles ainda não se liberou. "Funk de verdade nunca dancei, aquele que vai até o chão", contou, aos risos. Neste ano, durante a apresentação de um novo estilo do ritmo, o Tapa na Mente, chegou a se recusar a fazer o chamado quadradinho de 4, mas topou mostrar seu gingado no quebradinho.
Apresentadora lamenta gafes: 'Eu fico me flagelando'
Se dançar e até cantar no palco do "Encontro" não são problemas para Fátima Bernardes, uma simples troca do nome de algum entrevistado faz com que a apresentadora fique verdadeiramente constrangida. "Detesto trocar o nome do entrevistado porque você passa o programa inteiro conversando com a pessoa. E, em um ato falho de um segundo, você erra e não pode. Eu fico me flagelando. Isso me constrange, me deixa muito aborrecida", lamentou.
Recentemente, um desses momentos aconteceu exatamente após a morte do cantor Cristiano Araújo, que foi chamado ao vivo por Fátima de Cristiano Ronaldo. "Ele era um artista que tinha um respeito incrível pelo programa, e a gente pode melindrar algum fã. A ideia era só fazer uma homenagem. A gente não se permite o erro, e já errei outras vezes no programa, embora eu saiba que todo mundo erra. Mas como esse foi o mais recente, fica como a pior", disse Fátima na ocasião.
(Por Carmen Moreira)