Você sabia que o Inverno é a estação procurada por muitos para emagrecer? Se reduzir a gordura abdominal e perder medidas fazem parte dos seus planos, a estação mais fria do ano pode ser sua aliada. De acordo com o endocrinologista Dr. Yago Fernandes, "o inverno é a melhor época para emagrecer, pois o corpo gasta bastante calorias para equilibrar a temperatura corporal, e isso consome gordura".
Segundo o especialista, o corpo pode queimar até 13% mais calorias em condições mais frias. "Por exemplo, se você queimar 500 calorias durante sua corrida matinal na primavera, você pode esperar queimar cerca de 65 calorias adicionais no frio", exemplifica o expert da "Nutrindo Ideais". A seguir, você confere sete formas de ter uma alimentação mais saudável no frio!
Nos dias mais frios, comer frutas não ser tão fácil, então que tal dar um 'up' nelas? "Uma boa opção é aquecê-las no forno. Funciona como "comfort food". Incluí-las em shakes, substituindo leite integral por leite vegetal para o preparo é outra opção", conta a a nutricionista Fabiana Albuquerque.
Você sabia que a cenoura possui fibras que retardam a digestão, promovendo saciedade por mais tempo? "Ela saciam a vontade de comer e controlam desejos por conta do tempo de decomposição e digestão mais longo, além de ser um vegetal versátil e de baixo valor calórico", indica a nutricionista Eleonora Galvão.
"Ela pode ser combinada com outras opções compondo uma refeição densa em nutrientes, fundamental para emagrecimento", acrescenta.
Outra dica da nutricionista é uma bebida com alto potencial proteico. "Para quem quer substituir a um doce, uma dica é fazer um cappuccino proteico: 150ml de leite vegetal + canela + 1 dose de café + ½ dose de whey protein de chocolate", lista.
O consumo de canela também é um dos segredos listados pelos especialistas. "A especiaria com potencial termogênico, acelera o metabolismo naturalmente no tecido adiposo visceral", conta a expert.
"Além de promover a estabilização dos níveis de glicose no sangue, melhorando a sinalização do hormônio insulina, e consequentemente promovendo maior controle da fome", explica.
Outra estratégia alimentar para quem quer perder peso no inverno é deixar caldos e sopas mais ricos em nutrientes. "Adicione uma fonte de proteína. Uma dica é salpicar na sopa sementes e grãos (como chia ou semente de abóbora), pois são ótimas fontes de gordura, dando mais saciedade", conta a nutricionista Fabiana.
A lista se encerra com uma fruta da safra do inverno: o kiwi. Rico em fibras alimentares, promovendo saúde do intestino e digestão, ele é grande fonte de magnésio.
"Esse é um mineral importante para controle da ansiedade, comum em climas mais frios, além de participar de uma variedade de funções biológicas. Super antioxidante, fundamental para saúde do metabolismo, contribuindo na perda de peso", explica a especialista.