Está aberta a temporada de Páscoa! E quem consegue resistir as tentações? Esse é um momento para celebrar com a família inteira e não para sentir culpa de fugir da dieta nessa época do ano. É muito comum a ideia de que uma alimentação saudável não pode ser prazerosa. Mas na verdade, prazer e saúde caminham juntos.
A influenciadora e empreendedora Mara Cakes afirma que é possível comer o doce mais popular do Brasil sem prejudicar a saúde. "O consumo moderado do chocolate pode trazer vários benefícios nutricionais. O alimento, principalmente nas versões amargas, é fonte de nutrientes como cálcio, fósforo, proteínas e outros minerais necessários ao organismo. Ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares".
Mara aponta os benefícios do chocolate meio amargo. "Estudos já apontaram que ele pode controlar o apetite e diminuir a fome. Quem como regularmente o [chocolate] meio amargo tem a diminuição da grelina que é o hormônio da fome e o aumento leptina que o hormônio da saciedade. Mas sem exageros, é claro", pontua.
"O chocolate meio amargo pode ajudar a equilibrar a fome e se manter mais controlado dos acessos de gula. Ele se destaca por ser rico em flavonóides, substâncias químicas antioxidantes associadas, entre outras coisas, à prevenção da tristeza profunda", acrescenta a especialista.
Um estudo realizado pela University College London, com mais de 13.000 pessoas, descobriu que indivíduos que relataram comer chocolate 70% em dois períodos de 24 horas tinham 70% menos chances de apresentar sintomas depressivos clinicamente relevantes em comparação com as pessoas que não consumiram chocolate.
"Isso acontece porque o chocolate contém uma série de ingredientes psicoativos que produzem uma sensação de euforia", explica Mara.
O alimento mais amado do mundo contém feniletilamina, uma substância que pode ajudar na regulação do humor. Já o chocolate amargo fornece uma maior concentração de flavonoides – tipo de antioxidante que diminui inflamações e pode prevenir o surgimento da depressão.
Maria destaca que entre a enorme variedade de ovos de Páscoa disponíveis no mercado, alguns podem ser mais saudáveis do que outros. Ela dá dicas de como aproveitar a ocasião sem exageros, garantindo uma boa alternativa para si ou para presentear alguém especial.
"O tamanho não diz se ele é mais gostoso ou não. É preciso saber apreciar o sabor. Comer devagar e em poucas quantidades pode saciar a fome. O chocolate amargo tem uma grande proporção de gordura em sua composição e vai ser para trazer saciedade. Vale ressaltar que ele não é baixo em calorias, mas possui menos açúcar, que favorece no emagrecimento".