Em entrevista ao Extra, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou ter utilizado o medicamento Ozempic para perder peso. Candidato à reeleição, Paes compartilhou que perdeu 30 quilos com o uso do remédio, que tem ganhado popularidade entre celebridades por seu suposto efeito emagrecedor.
"Tomei muito Ozempic, aquele remedinho que está abaixando o peso de todo mundo. Perdi 30 quilos com Ozempic", declarou o prefeito.
Além de Eduardo Paes, o presidente Lula, o bilionário Elon Musk e a cantora Jojo Todynho também admitiram publicamente terem feito o uso do polêmico medicamento.
Paes também anunciou um plano ambicioso: viabilizar a distribuição do medicamento na rede pública de saúde. Segundo ele, com a abertura da patente do Ozempic prevista para 2026, a fabricação de genéricos será possível, permitindo a inclusão do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
"Ele vai ter a patente aberta no ano que vem, vai poder ter o genérico e vou colocar na rede pública toda. (...) O Rio vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho, todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família", afirmou o prefeito.
O Ozempic foi originalmente desenvolvido para o tratamento de diabetes tipo 2 em pacientes que enfrentam dificuldades no controle da doença, muitas vezes relacionadas ao peso. O medicamento, administrado via uma caneta injetável, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Embora não seja oficialmente aprovado para emagrecimento, o Ozempic se tornou uma tendência entre personalidades ao redor do mundo, como Elon Musk, Jojo Todynho, Karoline Lima e Maya Massafera que afirmaram usá-lo para perder peso.
Apesar da crescente popularidade do Ozempic como auxiliar na perda de peso, a fabricante, Novo Nordisk, emitiu um comunicado enfatizando que o medicamento não é indicado para o tratamento da obesidade. Segundo a empresa, o uso fora das indicações da bula (off-label) não é endossado.
"A Novo Nordisk esclarece que o Ozempic®️ (semaglutida) é um medicamento indicado, em conjunto com dieta e exercícios, exclusivamente para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada (...). É importante ressaltar que a companhia não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off-label", diz a nota oficial.
O uso indiscriminado do Ozempic para emagrecimento, sem orientação médica adequada, pode trazer sérias consequências. Um dos riscos é a perda de massa magra, o que pode acelerar o envelhecimento da pele, especialmente no rosto. Esse efeito colateral, popularmente conhecido como "cabeça de Ozempic", tem gerado preocupação nas redes sociais, cantoras como Maiara, da dupla com Maraisa, e Mari Fernandes tem sido apontadas como vítimas desse efeito colateral.