As redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina e apresentam também tendências de beleza, moda e lifestyle. Dessa vez, uma trend em alta no TikTok é o barefoot training: vídeos em que pessoas realizam treinos sem tênis somam mais de 1,8 milhão de visualizações.
Muitos acreditam que a prática auxilia a erguer mais peso, além de fortalecer os pés e beneficiar o equilíbrio. O A seguir, o personal trainer Caio Signoretti e a fisioterapeuta Dra. Walkyria Fernandes dão mais detalhes sobre os riscos.
O agachamento com barra, levantamento terra ou agachamento sumô, considerados os treinos de força de membro inferior, têm como erro de execução mais comum, segundo Siginoretti, as forças exercidas de baixo para cima, ou seja, que começam pelos pés. Tal erro esse que pode se agravar ainda mais com a prática do barefoot training.
"Muitas vezes é isso que influencia em todo o resto. Quando se faz um agachamento, por exemplo, a pessoa tende a jogar os pés para dentro, levantando a lateral externa desse membro. Isso influencia em toda a estrutura óssea, como joelho, quadril e coluna, podendo prejudicar a saúde desses membros", explica o personal trainer.
"Na verdade, essa moda de agachar descalço nada mais é do que você melhorar a sua percepção de contato dos pés com o chão e isso pode ser melhorado apenas no ato de andar descalço em casa. Para agachar, é mais recomendado utilizar calçados apropriados, o que ainda evita o risco de acidentes e lesões", alerta Caio Signoretti.
Já para a fisioterapeuta Dra. Walkyria Fernandes, especializada em ortopedia e traumatologia desportiva, é preciso que a pessoa esteja atenta caso opte por fazer exercícios descalça.
"Quem sempre fez exercícios de tênis e passa a fazer o treino descalço precisa ter muito cuidado, a adaptação tem que ser gradativa para que ela não se machuque, pois o pé passa a fazer a função de amortecedor do corpo todo", aponta.
A especialista também aponta dois exercícios possíveis de serem feitos, sem riscos, sem calçados. "A caminhada ou o trote feito descalço na areia, de fato pode ser muito interessante para trabalhar os músculos, a fáscia plantar e a propriocepção da articulação, que é quando a região se torna mais estável dinamicamente; ideal para prevenção de lesões ou reabilitação", diz.