Eternizada no papel de Mili da primeira versão da novela "Chiquititas" (SBT, 1997/2001), Fernanda Souza iniciou sua carreira bem antes de dar vida à orfã moradora do Orfanato Raio de Luz. A atriz fez o primeiro comercial aos 5 anos e, por pouco, não começou aos 2.
"Fiz um teste de comercial para o Biotônico Fontoura (medicamento voltado para abrir o apetite). Eu tomava e tinha que fazer uma cara de satisfação, mas não rolou. Porque o gosto não era muito incrível. Tomei e fiz uma cara de 'ai que péssimo' e perdi o comercial", contou, aos risos, em recente entrevista ao "Programa do Jô". Dois anos depois, a futura atriz engatou na carreira, após muito insistir com o pai, Eudes Souza, morto em dezembro de 2013.
Ao longo de oito anos, a intérprete da figurante Mel da novela "A Regra do Jogo" atuou em aproximadamente 200 propagandas. "Fazia uns três testes por semana, pegava seis ônibus por dia... Era um perrengue", relembrou ela, casada desde fevereiro com Thiaguinho.
Atriz estreou em novelas como moradora de rua
A estreia na TV ocorreu em 1992 no programa infantil "X-Tudo", da TV Cultura, ao lado do humorista Márcio Ribeiro, por quem lamentou o falecimento há dois anos. Na atração, ela dava dicas culturais e de literatura infantil e passava mensagens de assuntos ligados ao cotidiano, além de interagir com o Boneco X.
Em 1993, Fernanda debutou na dramaturgia na série "Retratos de Mulher", protagonizada por Regina Duarte. Três anos depois, a artista participou da sua primeira novela. Ela interpretou Patrícia, uma moradora de rua, no remake de "Razão de Viver", no SBT. O folhetim foi estrelado por Irene Ravache, Petronio Gontijo, Gabriel Braga Nunes e Marco Ricca.
A partir daí, a atriz não saiu mais da telinha e foi vista em outras nove novelas, colecionando personagens marcantes como as divertidas Mirna de "Alma Gêmea" e a Carola de "O Profeta". Em 2010, venceu a sétima edição do "Dança dos Famosos" e, no ano passado, fez reportagens para a terceira temporada do "The Voice Brasil".
(Por Guilherme Guidorizzi)