Conseguir manter a marquinha de biquíni por mais tempo não é uma tarefa muito fácil, principalmente para quem não tem tempo de se dedicar ao bronzeado durante o verão. Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar, porque é possível conseguir pegar uma corzinha sem nem ter que sair de casa. Os autobronzeadores conseguem fazer com que a pele oxide melanina sem necessitar da exposição solar e, ao contrário dos protetores e bronzeadores naturais, são extremamente seguros para a saúde do maior órgão do corpo humano. Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Daniela Gueriot ensina como aplicar o produto da melhor maneira possível dando 10 dicas essenciais.
Além de diminuir as chances de encravamento dos pelos após a depilação, a esfoliação pode colaborar para que a pele fique bronzeada com mais facilidade. "Tome banho antes e faça uma esfoliação no corpo para uniformizar a pele", recomenda a especialista ao acrescentar: "Seque bem o corpo para poder começar a aplicação."
Os maxiacessórios ganharam destaque nas semanas internacionais de moda, principalmente quando foram utilizados todos juntos, mas é preciso retirá-los para começar a passar o cosmético na pele. "Antes de aplicar o autobronzeador, retire todas as joias para não atrapalhar na hora de espalhar o produto", aponta a profissional da All Clinik.
Para não prejudicar a saúde das unhas e mantê-las fortes, é de extrema importância que elas estejam cobertas durante a aplicação do autobronzeador. "Coloque luvas para evitar ficar com as mãos manchadas e com as unhas sujas", sugere a dermatologista ao dar outra alternativa: "Se não tiver luvas deve-se lavar bem as mãos e esfregar as unhas da mão com uma escova após a aplicação do produto no corpo."
Por ser responsável pela aplicação completa do cosmético no corpo, as mãos precisam ser deixadas por últimos para diminuir as chances de manchar a pele com o autobronzeador. "Aplicar o produto no dorso das mãos e nos dedos somente no final", aconselha Daniela ao reforçar: "Depois de ter aplicado no corpo todo."
Além de finalizar a utilização do produto passando nas mãos, o ideal é começar a passar o autobronzeador na parte inferior do corpo. "Inicie a aplicação do produto pelos pés, não esquecendo de aplicar entre os dedos também e vá subindo, sempre em movimentos circulares", descreve a especialista ao ensinar outro truque importante: "Deixe os locais de dobras, como cotovelos e joelhos, por último."
O segredo de não manchar a pele com esse cosmético é se atentar com a quantidade que será aplica, principalmente em certas regiões. "Além de deixar por último, os locais de dobras devem receber uma quantidade menor do produto", aponta a profissional ao instruir: "Lembre de massagear bem para não manchar e não ficar mais escuro do que o resto do corpo."
A parte mais difícil é as costas, pois não é possível enxergar como está sendo feita a aplicação do autobronzeador. "Para aplicar nas costas o ideal é que outra pessoa aplique para você, para que o produto fique bem espalhado e não manche", relata a dermatologista ao continuar: "Mas, se estiver fazendo a aplicação sozinha, o ideal seria aplicar um produto em spray nas costas sempre olhando no espelho, para evitar deixar áreas sem o produto."
Após a aplicação é preciso tomar muitos cuidados e, como esse tipo de produto pode acabar manchando as roupas, é aconselhado esperar alguns minutos antes de colocar qualquer tipo de peça. "Procure vestir a roupa com pelo menos 20 minutos de diferença da aplicação", informa Daniela.
A duração do autobronzeador e o resultado final prometido por ele só funcionaram quando as recomendações forem seguidas ao pé da letra. Além de ter que esperar para colocar uma roupa, é importante respeitar o tempo necessário antes de tomar banho, até para não acabar manchando a pele com o cosmético. "O ideal é só tomar banho após 8 horas", comunica a especialista.
O suor também pode acabar ajudando a manchar a pele e é um ponto importante a ser lembrado! Além de não se expor ao excesso de calor, a prática de esportes ou exercícios físicos precisará esperar algumas horas para não prejudicar o desempenho do produto. "Não fazer exercícios físicos após umas 4 horas", alerta a profissional ao justificar: "Para não suar depois da aplicação."
(Por Fernanda Casagrande)