Se você ama um acessório, esta temporada de verão 2019 vai ser a sua cara! É que as passarelas das semanas internacionais de moda (Nova York, Londres, Milão e Paris) trouxeram tendências ousadas, tanto nas roupas, que trazem referências maximalistas nessa estação, quanto nos acessórios. Os maxiacessórios não são exatamente novidade, e já fazem parte dos nossos looks há bastante tempo. A novidade para a próxima temporada mais quente do ano é usar tudo junto!
Quem já visitou a caixa de bijus da mãe ou da avó já deve ter visto pelo menos um exemplar do tradicional conjuntinho: aquela combinação de brincos iguais ao colar e aos anéis ou pulseiras, por exemplo. A vibe combinadinha está em alta também para as roupas. Faz muito tempo que esse tipo de look não é tendência, mas agora é o máximo, junto com quase tudo que remete à estética anos 80. Grifes como a Emporio Armani e a Chanel apostaram em conjuntos, cada uma em seu estilo. Enquanto a marca italiana apostou em peças em tons neon (uma das trends da vez) para combinar com o restante do look, a grife francesa investiu em conjuntos em dourados ou com pérolas, uma das marcas registradas da Chanel. A logomania foi, também, presença marcante nos acessórios (e também nos looks!) da maison, que aproveitou para reforçar a marca em brincos, colares, cintos, camisas e chapéus, tudo escrito "Chanel". Quem também investiu no próprio nome para enfeitar os acessórios foi a Moschino. A Marca trouxe colares e brincos carregando seu nome, em peças que fazem parte de conjuntos combinadinhos. Outra das trends mais exploradas do momento, as argolas gigantes, que já estão em alta há algumas temporadas, voltaram desta vez em modelos enormes e, por vezes, mais pesados, como foi a escolha da Valentino e em alguns looks da Chanel.
A vibe "tudo junto e misturado" veio de outras maneiras. Na passarela da Alexander McQueen, por exemplo, os acessórios foram usados em coleção: colar com choker, mix de pulseiras e até os brincos foram acumulados, em looks com referências renascentistas. A Fendi apostou no mix de brincos com piercings -- vários -- usados todos ao mesmo tempo. Já as pulseiras que estavam sem dar as caras há algumas temporadas (quem se lembra da onda do pulseirismo?) estão de volta. A proposta é, também, usar várias ao mesmo tempo, iguais ou em diferentes estilos para criar um visual no estilo barroco: para quem acredita que mais é mais!
(por Deborah Couto)