O clássico delineado preto ganhou novos ares! Hoje, é tendência abusar dos delineadores coloridos e fazer traços geométricos, que vão além da linha dos cílios. O traço no côncavo tem sido um dos queridinhos, assim como o cut crease - traço mais intenso acima do côncavo que dá um efeito de olhos mais abertos. "O delineado no côncavo é um traço fino e bem demarcado, geralmente feito com delineador ou lápis de olhos. Já o cut crease, apesar de demarcar bem a linha superior do côncavo, tem um efeito mais esfumado para cima, criando um ar de profundidade e, na maioria das vezes, é feito com sombra", explica a maquiadora Daniella Vaz, do Jacques Janine Fashion Mall.
O delineado no côncavo é o mais versátil: por aumentar o olhar, ele pode ser feito em todos os formatos de olhos e ser usado em qualquer ocasião que tenha um mood mais informal. "Quem tem olhos grandes deve investir no delineado em tons mais escuros", indica o maquiador Caju Criativo. Já o cut crease, que significa "corte no vinco", tem função de realçar a dobra dos olhos, ou seja, é indicado para quem quer dar mais profundidade ao olhar. "Geralmente é usado por quem tem olhos orientais ou mais cheios. Neste caso, o alerta fica apenas para as peles mais maduras, onde a pele dos olhos estão mais flácidas", recomenda.
Para fazer o delineado no côncavo, Daniella Vaz recomenda usar o próprio delineador para garantir mais precisão na hora de fazer o traço. "Não existe uma base para seguir, como no delineado tradicional que fazemos rente aos cílios", explica. Uma outra opção é o lápis de olhos, que também dá firmeza as mãos. O expert Caju explica o passo a passo. "Use um pincel para delinear e faça um traço logo acima da pálpebra móvel, começando no canto interno e indo até o canto externo do olho, puxando um delineado gatinho". Para não borrar, dica é complementar a make com sombras pastosas, não muito secas, e de pigmento forte.
Para fazer o cut crease, sombra e batom líquido são os produtos mais indicados para a técnica, pois será preciso esfumar. "É ideal que o produto seja menos denso, para atingir o efeito degradê natural sem manchar. Primeiro, use um pincel para desenhar a linha do côncavo e puxe para fora, como se fosse desenhar um delineador gatinho. Dessa forma você delimita o espaço que irá usar para fazer a técnica, evitando que fique desregular ou torto. Esfume a sombra em direção à sobrancelha, mas sem encostar. Com um corretivo, ou outra sombra da cor desejada, 'carimbe' toda a pálpebra, criando um contraste com a parte de cima", explica o expert. A técnica deve deve ser feita com o olho fechado e, conforme for esfumando, abra o olho para ver se há necessidade de intensificar ou não.
(Por Beatriz Doblas)