É chegado o outono e muitas mulheres pensam rapidamente em tons mais fechados para a maquiagem. Mas como os humilhados serão exaltados, esse ano as cores mais vibrantes (sim! aquela que você nem pensava na hipótese de usar) terão cada vez mais espaço no nécessaire das mulheres, principalmente as sombras. É que a maquiagem mais desconstruída, como os delineados em traços diferentões, e colorida se expandiu Brasil afora como uma forma de arte. O Purepeople bateu uma papo com a maquiadora Carla Biriba, expert conhecida por fazer maquiagens com pele leve e destacar os olhos com cores vibrantes. A makeup artist já fez maquiagem de Bruna Marquezine, Camila Queiroz, Fernanda Paes Leme, Giovanna Lancellotti, Thaila Ayala, Sophie Charlotte, Laura Neiva e mais atrizes globais.
Durante o bate-papo foram abordados alguns assuntos sobre a 'pele nada', cores e maquiagem como forma de expressão. A maquiadora mostrou sua ótica a respeito. "Eu não considero essa técnica uma pele nada, mas, sim, uma pele verdadeira. Dizer que a pele não tem nada seria até uma mentira. Eu acho que é tipo correção na medida certa, sem exagero, mostrando a verdadeira beleza da pele, sem você parecer estar mascarada".
"Acho que essa pele mais aparente é uma pele com glow, com brilho de uma pele que está hidratada, que está sendo bem cuidada, sem querer parecer um disfarce. É mostrar, sim, quem você é de verdade. É muito a respeito disso, de a gente se aceitar, se amar, se cuidar, e não ficar com muito excesso de base, tentando criar uma nova pele. Acho que é mais isso, a nossa própria pele real", explicou Biriba, reforçando o posicionamento de outras profissionais, assim como a Nathalie Billio, que também optam por um resultado de make mais natural e que valoriza a pele com um tom glow.
Em relação a essa maquiagem colorida que nós estamos vendo, está rolando um movimento de mostrar personalidade. Não só na maquiagem, como na forma de se vestir com cores mais vibrantes. Carla Biriba comenta também sobre a quebra de padrões: "A gente não tem mais que seguir aquele padrão de olhos esfumados; de que só é bonito usar o olho esfumado com côncavo marcado nas cores preto e marrom. É óbvio que se a pessoa quiser, a pessoa pode tudo, mas a gente não tem mais essa obrigação, a gente pode usar qualquer cor que quisermos".
"Podemos, inclusive, usar formatos geométricos na maquiagem para se expressar, usar a criatividade mesmo. Não estamos mais presas a um rótulo, a um padrão de beleza. Hoje podemos nos maquiar de acordo com o nosso 'mood' do dia. Em dias que a pessoa está super bem-humorada ela pode, sim, usar só um ponto de cor, usar uma maquiagem colorida, um delineador, marcar só o côncavo, há inúmeras possibilidades para a pessoa se expressar." Uma tendência que está fazendo a cabeça de muitas mulheres e que vale a pena apostar é o delineado geométrico com duas o mais cores. Basta usar a criatividade.
A maquiagem hoje em dia está muito mais para expressar a sua criatividade, opinião e personalidade e assim, te deixar bonita do jeito que você é. Nós não estamos mais presas em um molde de beleza. Isso não existe mais. Nós devemos e podemos usar as cores que a gente quiser para expressar o que estamos sentindo e transmitir isso para o pessoal, comenta Biriba que revela estar muita mais feliz com mulheres e homens se aventurando nas cores.
A makeup artist comenta que hoje as mulheres estão muito curiosas e mais à vontade para conseguir usar coisas novas. "Eu vejo mais cores no dia a dia que antigamente seriam consideradas maquiagens de Carnaval. E hoje eu já vejo pessoas usando delineadores coloridos, sombras cremosas coloridas, acho que as pessoas estão conseguindo ousar mais e isso é maravilhoso".
Com a maquiagem as pessoas estão deixando claro que querem um mundo onde cada uma consiga se expressar da maneira que ela quiser do jeito que for e que se sinta linda como a pessoa é. "O mais importante de tudo é fazer a pessoa se sentir bem, se divertir, se expressar e ser feliz. Esse é o bacana da maquiagem", conclui Biriba.
(Por Bianca Lobianco)