Falta cada vez menos tempo para o começo do verão e muitas pessoas começam a fazer algumas adeptações na rotina nessa véspera dos dias quentes: elas podem acontecer nas roupas, na escolha dos acessórios e também no estilo de vida. O "projeto verão" é uma expressão um tanto popular, mas pode vir recheada de erros.
Quer saber quais são os equívocos mais comuns na busca por um corpo mais definido e magro? José Corbini e Fulvia Zorzi, educador físico e nutricionista do app Personal Virtual, contam em detalhes a seguir.
Investir em uma rotina de exercícios fora da sua realidade neste período do ano para obter resultados mais rápidos e compensar o "tempo perdido" é grande erro.
"O corpo precisa de descanso e precisa se adaptar a cargas e novos estímulos. Ou seja, a pessoa pode se lesionar de várias formas, até mesmo com maior gravidade", explica Corbini. A pessoa que não está acostumada a fazer exercícios pode começar com atividades menos intensas, como caminhadas, para reduzir os riscos de se lesionar.
Quando o verão se aproxima, algumas pessoas começam a retirar, por conta própria, alguns alimentos que consumiam normalmente em seu cardápio. É importante ter respaldo de um especialista antes de fazer qualquer ajuste em sua dieta.
"Ter uma alimentação saudável é importante para que o corpo consiga suprir todas as necessidades e ter um funcionamento adequado. O consumo de determinados nutrientes é necessário para um bom funcionamento do organismo. Com isso, vale ressaltar que, não é recomendado realizar dietas relâmpagos nem sem um acompanhamento", diz Zorzi.
O uso de suplementos é cada vez mais popular entre as pessoas que realizam atividades físicas, mas é fundamental o acompanhamento de um especialista.
"Quem prescreve o remédio é o médico e quem prescreve suplemento é nutricionista. O mercado está cheio de ofertas que prometem resultados milagrosos, mas só um profissional capacitado pode dizer quando é necessário", afirma a nutricionista.
É comum ouvir que 'a prática leva à perfeição': algumas conquistas só virão com treino e entre elas está o condicionamento físico, que é muito importante para quem quer aumentar a intensidade dos exercícios.
"Quando não há uma rotina, as pessoas tendem a não ter um bom condicionamento, e não será em poucos meses que o conquistarão. Por isso, é importante que o corpo esteja acostumado com essa rotina durante todo o ano, e não apenas em um curto período", opina o educador físico.
Outro erro muito comum está relacionado à cobrança de modo exagerado, fazendo com que isso se torne uma pressão pela estética, de forma não saudável. "Em poucos meses, é muito difícil mudar totalmente o corpo, e ter essa expectativa certamente causará frustração", afirma Corbini.
Por isso, esses projetos a curto prazo são mais eficientes para quem já mantém uma rotina regrada, mas vale a pena para quem quer um incentivo para começar.