Pai de quatro filhos, José Inocêncio sofreu um duro golpe com a morte de um deles, José Venâncio, na novela "Renascer", cujo remake estreia dia 22 de janeiro na faixa das nove da Globo. O personagem vivido então por Taumaturgo Ferreira deixou o original de 1993 praticamente em seu começo e, na época, a saída inesperada foi comparada a episódio semelhante ocorrido em "Mulheres de Areia", atualmente em nova reprise na faixa das 14h45.
Mas como morreu José Venâncio, filho do protagonista, que teve um final trágico e emocionante na história de Benedito Ruy Barbosa? O Purepeople regressa mais de 30 anos no tempo para te contar! Mas antes é bom lembrar algo muito importante.
Algumas tramas e personagens vão apresentar características bem diferentes se comparados com o original. Dessa forma, pode ser que José Venâncio chegue ao fim da novela vivo ou perca a vida de outra maneira.
Antes é preciso te apresentar a José Venâncio. O filho de José Inocêncio é irmão de João Pedro (o caçula), José Augusto (o mais velho) e José Bento (o segundo herdeiro do fazendeiro). Sua mulher é Eliana no começo da história, porém o casamento deles está passando bem longe da felicidade.
Pois ele quer ser pai e ela rejeita a maternidade (no remake, Sophie Charlotte é quem vai defender a oportunista). A vida de Venâncio passa a mudar quando ele conhece Buba. Não demora e o casal vai morar junto, embora a condição sexual seja um certo ponto de conflito entre eles.
O filho número três de José Inocêncio morre ao cair em uma armadilha que seria destinada ao pai e o assassino é Teodoro. Em 1993, a morte ocorreu já no capítulo 59 (exibido em 14 de maio). A "Folha de S.Paulo" de 29 de abril disse que segundo a "avaliação da emissora", "Taumaturgo não se adequou ao papel".
"O desempenho do ator não teria sido convincente porque ele construiu um personagem afetado e sofisticado demais, o que não combinaria com o perfil de um filho de coronel nordestino envolvido com duas mulheres", acrescentou o periódico. Um dia depois, ao "Jornal do Brasil", Benedito negou que tenha criado às pressas a morte de Venâncio.
O "JB" disse que Taumaturgo seguiria gravando a novela, claro, em "flashback" e que o ator foi elogiado pela direção da Globo. "Esse assassinato era importante para evitar uma barriga, que é aquele período de marasmo quê acomete novelas com esta extensão. Era hora de tirar o coringa que eu tinha nas mãos", disse o autor.