Em reexibição no "Edição Especial", a novela "Mulheres de Areia" (1993) traz uma série de curiosidades. Gloria Pires surgiu com relíquias da família no casamento da gêmea má, Raquel, a abertura da trama foi alterada poucas horas antes da estreia por conta de um motivo inusitado, e um ator viu seu personagem sumir da novela de uma hora para outra.
Se você quer saber quem foi o personagem "cancelado" em "Mulheres de Areia", cujos principais finais você confere aqui, o Purepeople te conta! Foi Evandro Mesquita, intérprete de Joel, que deixou a então trama das seis de Ivani Ribeiro antes do 203º e último capítulo.
No folhetim que reúne uma série de artistas já falecidos, o ator era um proprietário de um restaurante, músico nas horas vagas e affair de Tonha (Andrea Beltrão, atriz que se dividiu entre a novela e o programa "Radical Chic"), ex-namorada de seu primo Vitor (Oscar Magrini).
As primeiras notícias da saída de Evandro circularam em abril de 1993 apenas dois meses após a estreia. Na época, Oscar Magrini com "óculos no estilo Clark Kent, cabelos grisalhos e roupas esportivas", como relatou "O Globo" chegou à história para suceder o colega de profissão. "Decisão da autora Ivani Ribeiro, que não gostou do desempenho do ator", completaria o texto.
No dia 7, o jornal explicou que o triângulo amoroso entre Virgílio (Raul Cortez) e Tônia (Andréa Beltrão) deveria ser fechado com alguém "mais velho e mais forte". E que Evandro foi pego de surpresa com o sumiço de Joel. "Não fiquei chateado com esse episódio. Tenho confiança no meu trabalho e sei que o personagem estava fazendo sucesso porque o público me abordava nas ruas. Quando me deram o papel, me disseram que eu teria que fazer um tipo simplório e bronco. Ora, se a Ivani queria um cara mais velho, que chamasse o Cid Moreira", disse.
O personagem sairia de cena no capítulo 65, ainda em abril. Depois, ainda "O Globo" publicou que Ivani negou que não estava gostando da atuação do ator.