Faustão segue na UTI do Hospital Albert Einstein após passar por um transplante de coração neste domingo (27) em cirurgia de 2h30 de duração. O apresentador de 73 anos está internado desde 5 de agosto em decorrência de uma insuficiência cardíaca e no dia 20, a equipe divulgou que Fausto Silva precisaria passar por uma cirurgia para receber um coração novo.
A rapidez com que Faustão foi transplantado seguiu uma série de passos - inclusive compatibilidade sanguínea (tipo B, no caso), porte físico, distância entre doador e receptor, e gravidade do quadro - e veio após os parentes do número um da fila do SUS (Sistema Único de Saúde) recusarem o coração. A informação é do portal g1.
Depois disso, a equipe que cuida de Faustão foi acionada, comunicou do órgão, e o apresentador, operado. "A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção", informou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
No estado em que Faustão se encontrava antes do transplante, o tempo de espera na fila varia de um a três meses. Não há ainda muitas informações a respeito do jovem de 35 anos que doou seu coração para Fausto Silva. Já o Ministério da Saúde divulgou que entre os dias 19 a 26 de agosto, 11 corações foram transplantados no país.
Agora, a equipe que trata do artista está em processo de monitoramento "para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição". Enquanto isso, o filho de Faustão rebateu as acusações de que o pai teria furado a fila do SUS.
O apresentador está fora da TV desde 18 de agosto quando chegou ao fim o "Faustão na Band". A edição exibida naquele dia fora gravada em maio, mês no qual o comunicador anunciou sua saída da emissora.