O baixista do Ultraje a Rigor Mingau foi submetido a uma traqueostomia na tarde desta segunda-feira (11) quando completou seu oitavo dia de internação na UTI do Hospital São Luiz, em São Paulo. O músico permanece intubado e em estado grave. Mingau foi baleado na cabeça no último dia 2, tendo a bala entrado pelo lado esquerdo, atravessado o cérebro e saído pela direita.
Desde o dia 9, a equipe médica vem reduzido, aos poucos, a sedação a qual é submetida Mingau, nome artístico de Rinaldo Amaral, integrante da banda desde o final dos anos 1990. O baixista foi atingido com um tiro na cidade de Paraty, Costa Verde do Rio de Janeiro, na noite do dia 2.
Horas depois, o artista foi transferido para esse hospital da capital paulista, e vem ganhando pedido de orações de sua filha, Isabella Aglio. A polícia segue procurando três suspeitos de participação no crime após a prisão de um. Leia abaixo o mais recente boletim médico de Mingau, divulgado nesta terça-feira (12).
"O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D'Or, informa que o paciente Rinaldo Amaral (Mingau), segue internado em Unidade de Terapia Intensiva. Na tarde de segunda-feira (11/9) foi realizado procedimento de traqueostomia (abertura frontal da traqueia com inserção de cânula). O paciente segue sob ventilação mecânica. Desde o último sábado (9/9), a equipe do setor de terapia intensiva do São Luiz vem reduzindo gradativamente as drogas sedativas. O paciente segue recebendo suporte clínico e o quadro permanece grave, mas estável".
O caso faz lembrar o ocorrido com o ator Gerson Brenner em agosto de 1998. Na época vivendo o Jorginho da novela "Corpo Dourado", ele foi baleado na cabeça em tentativa de assalto ocorrido no quilômetro 13,9 da SP-060, responsável pela ligação da rodovia Ayrton Senna à via Dutra, na proximidade de Guararema (São Paulo).