Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, teve um novo boletim de saúde divulgado neste sábado (3). Segundo o informativo, a equipe médica fará uma reavaliação da quimioterapia do tumor no cólon feita pelo ex-jogador. O tratamento feito nesta semana não surtiu efeito e nele está sendo feito apenas os cuidados paliativos.
"Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein na última terça-feira (29) para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón, identificado em setembro de 2021. Ele segue em tratamento e o estado de saúde continua estável. Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24 horas", diz o comunicado.
Os cuidados paliativos, feitos em pacientes que apresentam quadro clínico delicado, são feitos em Pelé para combater a dor e a falta de ar. Além do câncer no cólon, o ex-jogador do Santos enfrenta insuficiência cardíaca, edema e inchaço generalizado, e infecção respiratória.
Em setembro do ano passado, Pelé foi diagnosticado com o câncer e passou por cirurgia. O estado de saúde do ex-atleta vem inspirando cuidados há alguns anos, fazendo com que precisasse de intervenções cirúrgicas. Quando estava com 75 anos, ele se casou com Márcia Aoki.
Durante as transmissões dos jogos da Copa do Mundo - cujas duas partidas Neymar ficou fora por lesão -, Pelé é lembrado pelos narradores brasileiros e também pela torcida de vários países.
Mais cedo, quem citou o ex-jogador foi o craque francês Mbappé. Em seu Twitter, ele fez um pedido aos seguidores, desejando recuperação ao brasileiro. "Pray for the King ['ore pelo rei', em inglês]", escreveu, marcando Pelé na publicação ao lado de um emoji de bandeira do Brasil.