O cantor Jorge Aragão foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, um câncer no sistema linfático, o principal de defesa do organismo. O artista de 74 anos está em casa e não precisou ser internado. Segundo sua assessoria, a previsão é que o sambista mantenha a agenda de shows, podendo, claro, cancelar/adiar alguns compromissos. O linfoma é o mesmo diagnosticado em outras celebridades como Edson Celulari e Reynaldo Gianecchini.
A notícia do diagnóstico do câncer de Jorge Aragão foi divulgada pela assessoria do intérprete de "Eu e Você Sempre" e "Coisa de Pele". "Em respeito aos amigos, contratantes e fãs, o cantor e compositor Jorge Aragão, através de sua assessoria de imprensa, torna público informar que após uma bateria de exames foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin", inicia a nota.
"O artista iniciará imediatamente o seu tratamento e segue confiante, sob o cuidado da hematologista Caroline Rebello, e contando com o apoio, orações e energias positivas de todos para seguir tranquilo", acrescenta o comunicado. "Aragão manterá seus compromissos profissionais imediatamente, à medida do que for possível", completa.
Além do sambista, outros artistas também estão enfrentando a luta contra tumores em outras regiões do organismo. Com câncer no intestino, Preta Gil decidiu se afastar das redes sociais nesta semana. O tumor é o mesmo diagnosticado há quase um ano em Simony, que passou por recente internação.
A página do Inca (Instituto Nacional do Câncer) informa que há 20 tipos de linfomas não-Hodgkin e que eles se espalham pelo organismo de maneira não ordenada. Esse tipo de câncer pode atingir pessoas de quaisquer idade, porém o registro é maior conforme a idade aumenta e tem sido observado mais em homens do que em mulheres.
Os sintomas mais frequentes são coceira, perda de peso sem causa, suor noturno, febre e aumento de gânglios (na virilha, axilas e/ou pescoço). Em sua maioria, o tratamento vem com quimioterapia ou radioterapia.
No ano passado, em junho, Jorge deu entrada no hospital e passou por uma cirurgia na vesícula. Um ano antes, foi submetido a um cateterismo. Em 2020, a internação veio após diagnóstico de Covid. No passado, o sambista se submeteu a colocação de stents mais de 20 vezes, uma delas em 2014.
Nascido Jorge Aragão da Cruz no primeiro dia de março de 1949 iniciou a carreira em casas noturnas como guitarrista. Em 1976, Elza Soares (morta em 2022) gravou sua música "Malandro", fazendo a carreira de Jorge decolar. O primeiro disco solo só viria cinco anos depois.
Ex-integrante do Fundo de Quintal, Jorge Aragão gravou outros 21 álbuns entre LPs, CDs e DVDs. Na TV, foi comentarista de carnaval da Manchete, CNT e Globo, produzindo para ela o tema do carnaval "Globeleza". Outras músicas de sucesso de sua autoria são "Coisinha do Pai", "Vou Festejar" e "Do Fundo do Nosso Quintal".