A semana da alta-costura em Paris iniciou no último domingo (01) e tem sido marcada pelo retorno das maisons às origens. Mas nela também há espaço para inovações: nesta terça-feira (03), a jovem Adut Akech entrou para a história da Chanel, grife francesa cujo faturamento foi revelado pela primeira vez este ano: ela é a segunda negra a ser escolhida para ser a noiva que encerra o desfile da marca. No Instagram, ela comemorou o feito. "Uau, por onde eu começo mesmo? Depois de abrir o último desfile Cruise da Chanel, eu honestamente não achei que poderia ficar melhor, mas eu estava errada porque acabei de fechar este. Não há quantidade de palavras que possam expressar o que este momento significa para mim. A beleza de ter um sonho é vê-lo ganhar vida", afirmou a top de 18 anos.
Antes dela, a também sudanesa Alek Wek foi a primeira negra a encerrar o desfile da marca, em 2004. Natural do Sudão do Sul, a jovem mora na Austrália desde os sete anos e fez sua estreia pela Saint Laurent, da qual foi modelo exclusiva em duas temporadas. Depois, já cruzou as passarelas com Alexander McQueen, Versace - marca que voltou a ser queridinha de famosas brasileiras e internacionais -, Prada e Givenchy. "Não posso acreditar que fiz história ao ser a segunda noiva negra da Chanel, esta é uma das minhas conquistas das quais mais me orgulho. Karl Lagerfeld (diretor criativo da marca), Amanda Harlech (amiga e consultora do estilista), Aurelie Duclos (diretora de casting da maison) e toda a equipe da Chanel, obrigada do fundo do meu coração por mais uma vez acreditarem em mim. Foi uma honra para toda a vida ser escolhida como noiva para fechar seu belo show no vestido mais deslumbrante que eu já vi na minha vida. Este foi um momento especial do qual sempre vou lembrar e apreciar enquanto viver. Obrigado a todos que ficaram ao meu lado e continuamente sempre me apoiando. Vocês realmente me motivam a prosperar para meus sonhos todos os dias", afirmou sobre a maison, que tem a brasileira Laura Neiva como uma de suas embaixadoras.
Ao encerrar a postagem, Adut falou sobre o fato de ser referência para outros jovens. "Saber que eu sou uma inspiração para alguém é o melhor sentimento que você poderia suportar como ser humano. Para as meninas e meninos que olham para mim, eu quero que vocês saibam, não importa quem você é, de onde você vem ou o que você tem, contanto que você tenha um sonho, ele é possível, desde que você trabalhe duro, dê tudo de si, permaneça dedicado, determinado, e, o mais importante, nunca desista, pois você tornará esse sonho realidade em algum momento", motivou a sudanesa.
(Por Marilise Gomes)