Pela primeira vez na história, a maison francesa Chanel, que tem Laura Neiva entre as embaixadoras, abriu seus números em público, revelando que vale US$ 10 bilhões. Ao contrário de outras grifes de luxo, que têm a necessidade de revelar seus relatórios anuais, a Chanel, com 108 anos de existência, é uma empresa familiar e, por isso, nunca precisou fazer o mesmo. De acordo com o New York Times, a maison vendeu em 2017 US$ 9,62 bilhões, 11% a mais do que no ano anterior. Já os gastos em marketing foram em 2017, 15% maiores que em 2016, somando a quantia de US$ 1.46.
Outra maison francesa, a Louis Vuitton, que teve Rihanna e Kim Kardashian em seu último desfile, também vendeu em torno US$ 10 bilhões em 2017, dados revelados no relatório anual, já que o grupo detentor da marca, LVMH, tem capital aberto e, portanto, possui o dever de revelar seus números. Na sequência está a italiana Gucci, uma das favoritas de Kylie Jenner, com faturamento de US$ 7 bi.
Especula-se que os números foram revelados porque os irmãos Alan e Gérard Wertheimer, donos da label, têm interesse em vender a maison. Tanto os dois quanto o designer da marca, desde os anos 80, Karl Lagerfeld, passaram da idade de se aposentar. Segundo o CFO da Chanel, Philippe Blondiaux, no entanto, a casa não está à venda. "Nós não estamos à venda. Apenas notamos que é hora de colocar os fatos na mesa sobre quem exatamente somos nós: uma empresa de 10 bilhões de dólares com finanças sólidas, além de todos os meios à nossa disposição para permanecer independentes", disse ao New York Times.
Criada em 1909 por Gabrielle (Coco) Chanel, a maison, que tem como uma das representantes a atriz Kristen Stewart, começou a ter reconhecimento por disseminar um novo estilo entre as francesas, propondo peças masculinas para as mulheres, e simplificando o imaginário feminino. Foi Chanel quem eternizou o "pretinho básico", o colar de pérolas, a blusa listrada em estilo marinheiro e a camélia, sua flor favorita. A estilista propôs ainda outras novidades, como terno para mulheres e o tailleur de tweed. A grife tem em seu currículo o perfume mais famoso do mundo, o Chanel nº5, apontado por Marilyn Monroe como "a única coisa que usava para dormir". Para fabricar seus artigos de luxo, a maison possui 7 ateliês, cada um especializado em fornecer um serviço, como bordados, acessórios, joalheria, cashmere e chapéus.
(Por Deborah Couto)