O Carnaval de 2022 no Brasil já tem data, lista de blocos confirmados e até rainhas de bateria garantidas em escolas de samba. Previsto para acontecer entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março, a folia promete arrastar 15 milhões de pessoas só para a cidade de São Paulo, uma das cinco com os maiores carnavais do país. Saiba detalhes sobre a programação a seguir.
Na contramão de municípios menores do estado, que chegaram a cancelar a folia - no total, 71 prefeitos disseram não ao Carnaval -, Ricardo Nunes (MDB) não apenas divulgou a lista oficial de blocos de São Paulo, como aprovou mais de 400 cortejos para a festa. Preta Gil, que comanda o "Bloco da Preta", já afirmou que não pretende desfilar, embora tenha se inscrito para a programação.
A divulgação da listagem, no entanto, não garante a realização do evento. Prova disso é que Nunes já avisou que a cidade não vai promover o Réveillon, embora tenha se organizado para permiti-lo.
Eduardo Paes (PSD), prefeito da cidade do Rio de Janeiro, tem falado abertamente sobre a possibilidade de cancelar megaeventos na cidade desde que a variante ômicron passou a gerar preocupação entre os cidadãos. No início de dezembro, ele chegou a cancelar o Réveillon, mas voltou atrás logo na sequência, explicando que os fogos estavam garantidos.
Sobre o Carnaval, Paes já disse que só vai realizar o evento "se houver condições". Ele afirmou mais de uma vez estar do lado da ciência e tentará acatar as recomendações do comitê científico. Enquanto isso, a programação segue normal, ou seja, com previsão de desfiles na Sapucaí e até camarotes, que são organizados por grandes empresários. Já as associações de blocos de rua não deram certeza de nada e adiaram as decisões para janeiro.
Já na região nordestina, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste desaconselhou completamente a festa de Carnaval em todos os nove estados. Em uma longa lista de motivos, que incluem a preocupação com a nova cepa da Covid, também foi destacado o fato de que aglomerações como as geradas na folia podem ainda provocar o aparecimento de novas variantes, essas brasileiras.
Só no Piauí, quatro blocos já anunciaram o cancelamento do desfile de rua: Capote da Madrugada, Sanatório Geral, Pinto na Morada e Barão de Itararé. Em Pernambuco, 70 municípios garantiram que não vai ter Carnaval, incluindo Alagoinha, Belém de São Francisco, Cachoeirinha, Carnaíba e Petrolândia.