O Carnaval 2022 no Rio de Janeiro, já garantido pela prefeitura, ainda estaria em estudo. Eduardo Paes (PSD), prefeito da cidade, que antes chegou a afirmar que a folia seria a maior da história, voltou atrás e disse que, "se não tiver condições, não vai ter [Carnaval]". A afirmação foi feita logo depois que a Europa confirmou a quarta onda da Covid-19. As informações são da Revista "Veja".
"Torço para que tenha", acrescentou Paes. Nesta segunda (29), a Organização Mundial da Saúde (OMS), emitiu um alerta por causa da nova variante da doença, a ômicron, nascida no continente africano. A preocupação da órgão levou os sete países mais desenvolvidos do mundo, o chamado G7, a se reunirem em caráter emergencial para estudar a situação.
Até o momento, todos os continentes já registraram casos da nova cepa, embora o próprio Brasil ainda não tenha um único paciente com a variante. Há casos suspeitos, que devem ser esclarecidos até o dia 3 de dezembro.
Enquanto o prefeito carioca esclarece que nada está decidido, o secretário de Saúde, Daniel Soranz, explicou, em entrevista à Jovem Pan, que não existe um motivo razoável para cancelar as festas. O governador Cláudio Castro (PL) também garantiu que o Ano Novo na Praia de Copacabana, um dos mais famosos do mundo, também deve acontecer. A festa da virada, aliás, deve reunir centenas de milhares de pessoas, o que tem gerado apreensão.
Vale lembrar que essa decisão da prefeitura ainda não foi divulgada em um comunicado oficial. Cobrado por seguidores, o próprio Eduardo Paes também não se pronunciou sobre o assunto.
Enquanto isso, em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) já garantiu a festa e também chegou a dizer que não pretende impor protocolos sanitários na folia. O Carnaval de 2022 de SP prevê 15 milhões de pessoas só nos blocos de rua. Mais de 800 cortejos se inscreveram para desfilar.
Enquanto Eduardo Paes parece não se decidir sobre o futuro das festas no Rio de Janeiro, alguns artistas já deixaram claro que, independente da decisão das autoridades, não vão desfilar no Carnaval de 2022. É o caso de Preta Gil, que avisou que só pretende colocar o "Bloco da Preta" na rua em 2023.