O Carnaval 2022 em São Paulo está mais do que confirmado. Depois de receber mais de 800 inscrições para blocos de rua, a prefeitura da cidade liberou a primeira lista oficial com os cortejos já aprovados pelo órgão. A lista contém 440 desfiles programados para o pré-Carnaval, a semana oficial da folia e o fim de semana posterior. Vale lembrar que a festa está marcada para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março.
A lista apresenta estimativa de público e endereço previsto para a concentração de cada bloco, além do horário e data. O Bloco da Anitta, por exemplo, espera receber mais de 40 mil pessoas e está marcado para o dia 6 de março, às 8h na Av. Pedro Álvares Cabral. No mesmo local é esperado o Bloco da Pabllo no dia 1º, terça-feira, às 13h, com a mesma previsão de público.
Outro que também foi incluído foi o "Pipoca da Rainha", que geralmente é comandado por Daniela Mercury. A previsão é que o cortejo aconteça também no dia 6 de março, às 12h, e comece na Rua da Consolação, 2201. Em conversa com a assessoria da cantora, Daniela confirmou à equipe do PurePeople que vai desfilar, sim, mas apenas se as autoridades permitirem o cortejo e não houver imprevistos em relação à pandemia. Veja a lista dos principais blocos no fim da matéria.
O que gerou surpresa entre os foliões foi a presença do Bloco da Preta na lista, já que Preta Gil já falou que não pretende desfilar no próximo Carnaval, apenas no de 2023. A cantora deu a declaração durante sua participação no programa "Domingão com Huck".
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, chegou a dizer que o Carnaval não apenas está certo, como ainda dispensou protocolos sanitários. Enquanto isso, Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio, mantém um discurso cuidadoso. De acordo com o carioca, existe planejamento do órgão para permitir a festa, mas não é porque há organização que a folia está 100% certa. O mesmo se aplica ao Réveillon de Copacabana, um dos mais famosos do mundo.
A principal preocupação das autoridades é em relação à nova variante de Covid-19, a ômicron, nascida no continente africano. A gravidade da nova cepa, aliás, fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) disparar um alerta e pedir atenção nesta segunda (29).
Por isso, mesmo que São Paulo esteja adiantado em termos de confirmação, pode ser que a festa não aconteça. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) é a grande responsável por autorizar o Carnaval. As informações são da portaria publicada por Alexandre Modonezi, secretário municipal das Subprefeituras de SP.
19/02, às 9h - Sargento Pimenta (Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.150)
19/02, às 11h - Bloco Casa Comigo (Rua Henrique Schaumann, 567)
19/02, às 13h - Bangalafumenga (Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.150)
19/02, às 14h - Bloco da Lexa (Av. Marquês de São Vicente, 230)
20/02, às 11h - Monobloco (Av. Pedro Álvares Cabral)
20/02, às 14h - Acadêmicos do Baixo Augusta (Rua da Consolação, 2201)
28/02, às 11h - Bloco Vou de Táxi (Av. Brigadeiro Faria Lima, 4.150)
01/03, às 13h - Bloco da Pabllo (Av. Pedro Álvares Cabral)
06/03, às 8h - Bloco da Anitta (Av. Pedro Álvares Cabral)
06/03, às 11h - Bloco da Preta (Av. Pedro Álvares Cabral)
06/03, às 12h - Pipoca da Rainha, com Daniela Mercury (Rua da Consolação, 2201)
Veja a lista completa com mais de 400 blocos.