Britney Spears está finalmente livre da tutela do pai, Jamie Spears. O processo foi encerrado nesta sexta-feira (12), após alguns altos e baixos. Treze anos depois, a juíza Brenda Penny determinou o fim do controle da vida, carreira e finanças da cantora, que vem recebendo homenagens ao redor do mundo.
"A Sra. Spears fez saber seu desejo sobre o fim da tutela que ela sofreu por tanto tempo e ela pediu a este Tribunal 'deixá-la ter sua vida de volta', sem uma avaliação (médica), recentemente comparecendo a duas audiências no Tribunal e pedindo diretamente para acabar com a tutela", disse seu advogado Mathew Rosengart.
Em setembro, Jamie já havia sido suspenso do posto de tutor da filha. "É respeitosamente apresentado, com o consentimento de todas as partes, que chegou a hora", diz o documento.
Os representantes de Jamie também disseram que o pai não quer continuar como tutor da cantora.
"Jamie ama e apóia incondicionalmente sua filha. Ponto final. Como ele fez por toda a vida dela, Jamie fará tudo o que puder para protegê-la e cuidar dela. Nos últimos 13 anos, isso incluiu servir como seu conservador. Agora, significa acabar com a tutela dela", disse Jamie no documento.
Além da tutela, ainda há questões financeiras pendentes que podem levar mais tempos para serem resolvidas.
Nesta sexta-feira, Britney surgiu no Instagram do namorado, Sam, com uma blusa escrita #FreeBritney, hashtag que se popularizou entre seus fãs que pediam o fim da tutela da cantora, que se firmou, também, como um ícone fashion ao longo dos anos e serve de inspiração para jovens até hoje.
Esta sexta-feira é histórica para Britney Spears. A cantora precisou travar uma verdadeira batalha nos tribunais para conseguir sua liberdade. Em julho, um tribunal de Los Angeles decidiu por manter James P. Spears, pai da cantora, como tutor da artista. Na prática, isso implicava em ter controle de questões pessoais e comerciais da carreira da filha. A decisão judicial foi protestada por diversos fãs ao redor do mundo. Britney ganhou, até, do Congresso Nacional, que fez uma projeção com a hashtag.
No dia 23 de junho, Britney deu um depoimento emocionado pedindo sua "vida de volta". Ela mencionou insônia e disse estar traumatizada. Esse depoimento não foi levado em consideração pela juíza Brenda Penny, cuja sentença foi consultada pelo portal de notícias "CNN". Segundo o texto, a decisão mantinha James à frente da tutela "sem prejuízo" à cantora.