O cantor e ativista irlandês Bono Vox, de 53 anos, recebeu nesta terça-feira (16) a principal comenda cultural francesa por causa de sua enorme contribuição musical liderando a banda U2, sendo também elogiado por sua luta em causas humanitárias. Bono recebeu a medalha de Comandante da Ordem das Artes e Letras das mãos da ministra da cultura francesa, Aurélie Filippetti, em uma cerimônia em Paris.
"Além das notas e além das palavras, você se comprometeu e dedicou sua fama e carreira a travar algumas das maiores guerras do nosso tempo. Não pela caridade, mas em nome da Justiça", declarou a ministra em nota.
Já o vocalista do U2 disse que a condecoração é uma honra, mas que pertence à toda sua banda. "Tenho a maior boca e a voz mais alta, mas a música que fazemos vem de todos", afirmou em nota.
A condecoração cultural existe desde 1957 e vários artistas já a receberam, como o camaleão do rock, David Bowie, o ator Sean Connery, Roger Moore, o guitarrista Bob Dylan, Bruce Willis e a estrela colombiana Shakira - que passou temporada recentemente no Brasil, acompanhando o marido, Gerard Piqué, nas Copas das Confederações.