David Bowie volta após uma década com o álbum de músicas inéditas "The Next Day" sendo aclamado pelos críticos britânicos, duas semanas antes de seu lançamento. O CD, contendo 14 faixas, chega às lojas da Grã-Bretanha em 11 de março, e um dia depois nos Estados Unidos. E segundo Andy Gill, do jornal "The Independent", esse é o "maior retorno na história do rock'n'roll".
O cantor lança também o clipe surreal para seu novo single, chamado "The Stars (Are Out Toninght)", estrelando a atriz Tilda Swinton. Na música, David Bowie faz uma reflexão sobre as celebridades e a fama: "Eles queimam você com seus sorrisos radiantes/Prendem você com seus belos olhos".
Com cinco estrelas em sua crítica, Gill não se cansa de elogiar o tão esperado álbum do Camaleão do Rock: "É certamente raro ouvir um esforço de retorno que não apenas reflete o melhor trabalho do próprio artista, mas fica no mesmo patamar em termos de qualidade. 'The Next Day' de David Bowie pode ser o maior álbum de retorno de todos".
Outros jornais da Inglaterra também avaliaram bem o projeto, sempre com quatro ou cinco estrelas. Neil McCormick do "Telegraph" o chamou de "emocionalmente carregado, enquanto Alexis Petridis, crítico do "The Guardian", opinou que embora tenha elementos de referência aos trabalhos anteriores do músico, o novo álbum não se tornou apenas uma memória sonora de uma carreira brilhante.
O artista de 66 anos expõe pouco sua vida pessoal e sempre que faz aparições, está ao lado da mulher. Ele é casado desde 1992 com a atriz e modelo somali Iman Abdulmajid, 57, e os dois são pais de Alexandria, de 12. Bowie também tem outro filho, o cineasta Ducan Jones, 41.