A Prova do Líder do "BBB 22" é de resistência novamente. Em disputa que se iniciou mais tarde que de costume, os brothers devem ficar agarrados em batons da marca patrocinadora, em uma base que se inclina, sobe e desce.
Até o momento, poucos dos participantes continuam na disputa e já até brigaram. Gustavo, Arthur Aguiar, Eliezer, Jessilane, Natália, Eslovênia e Lucas saíram da Prova do Líder, respectivamente.
O ator foi desclassificado por se machucar durante a prova, enquanto os outros desistiram por dores no corpo, entre outros motivos. Assim, seguem na disputa: Pedro Scooby, Douglas Silva, Paulo André e Linn da Quebrada.
+ brothers acabam no Paredão após desistir da liderança para Linn da Quebrada.
Gustavo reclamou de dores nos braços e vontade de ir ao banheiro, de acordo com ele, para "necessidades maiores que o xixi". "Estou com necessidades fisiológicas", admitiu ao deixar a prova, onde permaneceu por mais de 7h.
O curitibano e Jessilane, que vêm se aproximando desde o último Jogo da Discórdia polêmico, afirmaram desde o início da competição que estavam apenas esperando um ao outro para sair, até que ele foi o primeiro a desistir da prova e ela aguentou um pouco mais, sendo a 4ª eliminada.
Arthur Aguiar se machucou ao escorregar do batom em que estava agarrado. "Fui trocar o pé e escorreguei", explicou.
Pouco após mostrar a vermelhidão do local da ferida, a produção achou melhor retirá-lo da prova e minutos depois o brother já voltou para a casa, unindo-se ao rival.
Arthur chegou a tentar argumentar. "É que no caso eu não apoiei, só escorreguei", disse ele. "Acho que não pode", disse Jessi.
Quando os dummies se aproximaram, o ator deixou o local da prova, visivelmente chateado, e os amigos o parabenizaram. Eliezer foi o terceiro desistente, por afirmar estar sentindo dores de câimbra.
Jessi passou um tempo reclamando das dores que sentia desde que Gustavo saiu, e acabou sendo a quarta desistente após mais de 11h de prova. Cerca de uma hora depois, Natália afirmou estar com dores e também desistiu.
Eslovênia desistiu em seguida e, minutos depois, foi acompanhada por Lucas, seu affair. Sendo assim, os dois foram o sexto e o sétimo desistentes, da Prova do Líder, próximo às 13 horas de disputa.
Os demais participantes (Pedro Scooby, Linn da Quebrada, Douglas Silva e Paulo André) seguem na disputa pela primeira vaga no top 10.
Na última prova de resistência, o valor do prêmio chegou a causar polêmica e briga entre os brothers, levando o Líder, Lucas a ficar em foco por sua faculdade de Medicina.
A última disputa de resistência acabou gerando polêmica por ter sido decidida a partir de um sorteio. Para a segurança dos confinados, após 24h de prova os remanescentes tiveram seus produtos da competição sorteados na casa pelo vetado do Líder de então, Eliezer.
Desta vez, no entanto, a Prova do Líder de resistência não tem limite de duração. O vencedor da prova garante o Líder e um lugar no top 10 do programa de 100 dias de duração, além de R$ 24 mil de prêmio.
Eventualmente, alguns desafios como mudanças de temperatura e jatos de água são enfrentados pelos brothers.