Em 'Renascer ', Alice Carvalho é Joana, mulher sofrida do mangue que vem para Ilhéus, na Bahia, com o marido para mudar o destino precário por uma vida mais estável.
No entanto, desde que chegou à região, a personagem não tem encontrado sossego. Por um lado, a obsessão do marido, Tião (Irandhir Santos ), para que a galinha bote o ovo com o diabinho da sorte; por outro, o assédio constante do patrão, Egídio (Vladimir Brichta) e o ciúmes de dona Patroa (Camila Morgado ).
Para lidar com essa quantidade de dramas, Alice Carvalho resolveu emagrecer por conta própria e, assim, deixar a personagem mais crível.
"Comecei a emagrecer, acho que a partir da terceira semana de gravações. Mais ou menos pelo capítulo 40 e poucos, comecei a entrar numa onda de emagrecimento. Já tô com quase seis quilos a menos do que quando comecei a novela. Pretendo, enquanto minha presença for fixa naquela casa, debaixo do guarda-chuva do coronel Egídio, vou fazer a escolha de continuar emagrecendo.", contou ela ao podcast Papo de Novela.
Na conversa, a artista esclareceu que conversou com a equipe de moda da Globo e com Irandhir Santos para desenvolver o processo de emagrecimento. "Fiz uma escolha de não ler e não assistir, até pra ser pega de surpresa mesmo. É uma coisa que eu faço pra sentir essa sensação de fome e da privação. Tem várias cenas em que estou rateando a comida, dividindo no prato das crianças e de Tião", disse Alice.
"Isso ajuda a trazer a sensação de por que ela está sofrendo ali nas mãos daquele cara. É pela comida no prato das crianças, é pra conseguir segurar Tião saudável dentro do que pode fazer, porque ele já não está lá tão bem da cabeça", complementou.
Alice Carvalho também ressaltou a felicidade em ser reconhecida nas ruas por conta do trabalho em 'Renascer'. "Não tem alegria maior do que eu estar sentada numa padaria tomando café e a pessoa me chamar pelo nome da personagem, não pelo meu nome. Tenho essa obsessão de fazer com que o eu artista, eu Alice, suma para as pessoas. Isso pra mim é o valor mais alto que pode ser pago pelo meu trabalho: é a Alice sumir."