Anderson Silva participou do "Rio Sport & Health 2014", congresso de medicina esportiva no Windsor Barra, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (29), e falou pela primeira vez sobre a a recuperação no joelho, lesionado durante uma luta em Las Vegas, EUA, em dezembro do ano passado.
Em conversa com Rodrigo Minotauro, Rafael Feijão, o Dr. Marco Aurélio Sousa, o preparador físico Rogério Camões e o fisioterapeuta Fabiano Bastos sobre "lesões no esporte", Anderson disse que tem sentido uma queda de rendimento na perna esquerda, a mesma que sofreu a lesão durante a luta perdida contra Chris Weidman, em 2013. O problema chegou a preocupar o lutador.
"Quando eu tive a lesão, várias coisas passaram pela minha cabeça. Primeiro que já estou na fase "duzenta", né (risos)? Aí complica um pouco. Fiquei bem apreensivo, achei que não voltaria a lutar mais. O Fabiano está acompanhando minha recuperação, e a gente está vendo o déficit de força que a perna teve. Não é muito fácil. Confesso que fiquei meio apreensivo. Não estou conseguindo fazer algumas coisas que eu fazia antes. Estou tentando ganhar isso no treinamento de força com o mestre Camões e com a fisioterapia. Foi uma coisa que me assustou bastante. Nunca tinha me machucado. Foi uma coisa que me deixou bem assustado", admitiu o brasileiro.
Processo de recuperação é para voltar às atividades
A estrela do UFC também declarou que o défict de força atingiu também o seu quadril, mas disse estar focado na recuperação para voltar ao octógono. A expectativa é de que Anderson retome o trabalho em 2015.
"A lesão está superada. Ainda existe um bloqueio no tipo de movimento que eu executo durante os treinos de luta. A gente está trabalhando em cima disso para que eu possa voltar às minhas atividades normais e fazer o que eu fazia antes com propriedade. Ainda fico meio inseguro", declarou.
"No treino de defesa de queda, por exemplo, uso muito minha perna, meu joelho e o quadril. E eu perdi um pouco de força e de estabilidade no quadril. A gente está tentando ganhar isso de volta. Para fazer isso, existe um treinamento específico de força e a fisioterapia, que é super importante. E a cabeça tem que estar bem. Vou voltar. Se não der, vou cantar (risos)", brincou ele, que recebeu alta médica e retomou aos treinos em junho.
Reestreia no octógono será em janeiro
Recuperado, a data do retorno ao octógono está marcada para o dia 31 de janeiro de 2015 em uma luta em Las Vegas, contra o norte-americano Nick Diaz, no UFC 183. Durante a coletiva de imprensa, Anderson declarou que não teme uma nova fratura na perna e não poupará chutes no adversário: 'Minha perna não quebra mais'.
A segurança do lutador tem fundamento. O médico responsável pela cirurgia feita após a fratura, o doutor Márcio Tannure, da Confederação Atlética Brasileira de MMA, esclareceu que o processo pós-cirurgia foi um sucesso. "Foi uma fratura que demora de três meses a um ano de cura e ele surpreendeu com a recuperação. Foi mais rápida que a gente esperava. A fratura consolidou rápido, mas desequilíbrio muscular foi muito grave, por isso a recuperação plena foi um pouco demorada e cuidadosa", afirmou.
Lutador quer ter carreira no cinema
Embora tenha brincado sobre uma carreira paralela na música, Anderson já começou a colocar o seu plano B em prática, mas a carreira escolhida é a de ator. Contratado por uma agência de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde mora, ele falou sobre o seu desejo pela dramaturgia durante entrevista ao "Fantástico", da Globo.
"Acho que dentro da luta eu conquistei as coisas que eu queria e as quais eu desejava.", respondeu o atleta ao ser questionado sobre o porquê da decisão. E esclareceu sobre dar uma chance à nova trajetória nas telonas: "Não, na verdade eu não vou virar ator. Eu já sou ator. As pessoas confundem muito. 'Ah, ele está tentando'. Não, eu não estou tentando, eu já sou ator", disse.
O lutador participou, como ele mesmo, no filme "Até que a sorte nos separe 2", além de ter aparecido em um clipe musical da cantora Marisa Monte. Em maio, Spider gravou sua participação de um episódio de "NCIS: Los Angeles", seriado de investigação policial, exibido no Brasil pelo canal fechado AXN.