Ana Beatriz Nogueira participou do "Encontro" na manhã desta quarta-feira (7) e explicou no matutino como lida no dia a dia com a esclerose múltipla, doença diagnosticada enquanto fazia a novela "Caminho das Índias", em 2009. "Um segredo que você guardou por muito tempo e que chegou a hora que você achou que valia a pena falar sobre isso. Por que?", questionou Fátima Bernardes. No bate-papo com a namorada do advogado Túlio Gadêlha, a atriz revelou ter gravado diversas cenas enquanto sofria com alguns dos sintomas. "Eu tive todo um tempo para entender. Eu gravei muito tempo com dois surtos vendo tudo duplo. A Glória Perez nunca soube disso, nem meus colegas, mas estavam todos em dois, em par", amenizou a artista em tom bem-humorado. "É possível viver bem, com qualidade, com esclerose múltipla", garantiu ela.
Em seguida, Ana Beatriz contou como foi feita a descoberta: "Eu tinha 42 anos e eu estava trabalhando a beça, estava gravando 'Caminho das Índias', me divertindo a valer naquela novela. E nesse ano animadíssimo eu tive o que eles chamam de surto. Surto é uma inflamação na bainha de mielina, que é feito uma capinha de fio que a gente tem por todo o corpo. E aí foram diplopias, que é quando você vê duplo, que eles consideram um surto mais brando. O primeiro passou sozinho, foi atribuído a um remédio, efeito colateral, o segundo não passou sozinho e no terceiro eu tive o diagnóstico". Na TV, o último papel da atriz foi como Néia em "Rock Story", trama na qual vivia mãe de Rafael Vitti, ator de novo visual para peça "Senhora dos Afogados".
Para concluir, a artista confessou ter demorado a entender a doença: "Eu não sabia que havia divisões, que havia uma mais branda, uma mais séria, como era a progressão disso, se progredia, em que caso progredia, em que caso não progredia. Então pela minha ignorância, eu fiquei sempre temerosa pela ignorância alheia. A ignorância faz com que você perca um trabalho, uma oportunidade. Uma pessoa ignorante pode entender tudo errado. E aí sim faz mal, não a doença, a ignorância". Recentemente, o funkeiro Mr. Catra revelou estar enfrentando um câncer de estômago há meses. O cantor decidiu retirar o tumor após o Carnaval.
(Por Rahabe Barros)