Assim como Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso) estão tendo uma chance de viver seu amor em outra vida na novela "Além do Tempo", vários casais da ficção também já descobriram que sua ligação já havia acontecido em vidas passadas. O Purepeople lembra na lista abaixo e em nossa galeria, cinco dessas histórias de amor que prevaleceram através dos séculos, em outras encarnações, confira!
#1. Diná e Otávio em "A VIAGEM" (1994)
Nesse grande sucesso de Ivani Ribeiro no horário das sete, Diná (Christiane Torloni) conhece Otávio (Antônio Fagundes) quando procura o criminalista para defender o irmão mais novo, o problemático Alexandre (Guilherme Fontes), que é acusado de roubo. O advogado se recusa a pegar o caso e com o suicídio do réu após a condenação, Diná o culpa pela morte do irmão. Porém, a afinidade e atração entre os dois é mais forte e através de regressões conduzidas pelo Dr. Alberto (Claudio Cavalvanti), Otávio descobre que ele e Diná foram apaixonados em outras vidas. Através de sua influência nefasta nas pessoas, Alexandre acaba provocando a morte de Otávio e algum tempo depois Diná também adoece e morre. Do plano espiritual, os dois lutam juntos para resgatar o espírito obsessor do Vale dos Suicidas. No final eles se unem em uma única energia.
#2. Luna/ Serena e Rafael em "Alma Gêmea" (2005/2006)
O amor de Luna (Liliana Castro) e do botânico Rafael (Eduardo Moscovis) é bruscamente interrompido por um roubo seguido de assassinato armado pela invejosa Cristina (Flávia Alessandra) que tira a vida da bailarina. A mocinha, ao ouvir os gritos do marido pedindo que ela volte, deixa de encontrar a luz e reencarna numa tribo de índios, com o nome de Serena (Priscila Fantin), que 20 anos depois acaba indo atrás de seus sonhos e chega à pequena Roseiral, onde reencontra Rafael. Os dois se apaixonam novamente, mas continuam sendo vítimas das armações da vilã. No último capítulo, Cristina atira em Rafael e Serena sofre um infarto ao socorrê-lo, desencarnando junto com ele. O casal entra numa gruta e aparece nos vários corpos que tiveram nas diferentes vidas que passaram juntos, pois são almas gêmeas. A trama termina quando, 15 anos depois, um menino chamado Rafael e uma menina chamada Serena se conhecem.
3. Ricardo e Viviane em "Escrito nas Estrelas" (2010)
Nessa história da mesma autora de "Além do Tempo", Viviane (Nathalia Dill) é ajudada por Daniel (Jayme Matarazzo), o filho de Ricardo (Humberto Martins), que lhe dá uma carona, mas acaba morrendo num acidade de carro ao qual ela própria sobrevive. Manipulada e coagida por Gilmar (Alexandre Nero), a jovem se dispõe a gerar um filho com o sêmen que o rapaz deixou congelado. Isso porque o pai, inconformado por perder o filho, resolve gerar um neto e para tar quer escolher a mulher ideal.
O vilão leva a moça para trabalhar na casa do ricaço, que se encanta por ela e fica impressionado com a sensação de reconhecimento que tem em sua presença. Ao longo da trama, eles descobrem que são reencarnações de personagens do século XVIII, habitantes de Toledo, na Espanha, e que Daniel também viveu mesma época. No passado, Damián (Daniel) matou Pedro Cassiano (Ricardo) e morreu em um duelo com a viúva Valentina (Viviane), que o enfrentou para vingar a morte do marido. Após muitos percalços, Viviane é inseminada e dá à luz o filho de Daniel, mas se casa com Ricardo e termina o folhetim dando a notícia de sua segunda gravidez.
#4. Miriam e Carlos em "Amor Eterno Amor" (2012)
Em mais uma trama espiritualista de Elizabeth Jhin, Rodrigo (Caio Manhente/ Gabriel Braga Nunes) é sequestrado a mando da vilã Melissa (Cássia Kis) quando tinha apenas três anos de idade e cresce com outra identidade, Carlos. Ainda criança ele jura amor eterno à Elisa (Julia Gomes), mas a vida os separa e já adulto, depois de reecontrar Verbena (Ana Lucia Torre) - com a ajuda de Miriam (Leticia Persiles) - ele começa a busca pelo amor da infância. Melissa contrata uma impostora para se passar por Elisa, mas os dons mediúnicos de Clara (Klara Castanho) e as sessões de regressãoo feitas com Beatriz (Carolina Kasting) revelam que os dois viveram um romance na vida passada, em que Alice (Miriam) era prometida a Fernando (Carmo Dalla Vecchia), mas amava Salvador (Rodrigo), de quem engravidou e teve Adélia (Clara). Na tentativa de salvar Alice do rival, Salvador morreu com um golpe de espada.
E na vida atual, perturbado, Fernando repete o atentado contra a amada no mesmo farol do passado, porém, Rodrigo consegue salvar Miram. Depois de muitos reveses, da descoberta de que Elisa era uma menina que aparecia para ele em espírito, o que desmascarou a impostora Maria do Amparo (Mayana Neiva), e da morte de Melissa, Miriam e Rodrigo finalmente conseguem se casar e viver seu amor. Verbena reencarna com filha do casal.
#5. Laura e Caíque em "Alto Astral" (2014/2015)
Desde muito pequeno Caíque (Sergio Guizé) tinha dons mediúnicos, que lhe permitiam ver e falar com as pessoas mortas. Ele também desenhava insistentemente o rosto de uma mulher desconhecida, que com a ajuda da pequena Bella (Natália Costa), o médico descobre ser Laura (Nathalia Dill), a noiva de seu irmão Marcos (Thiago Lacerda). Uma chuva torrencial e a "fantasminha" os leva a passar uma noite num hotel e a paixão entre os dois explode. Porém, Laura sofre um acidente de carro, do qual é salva por Caíque numa cirurgia espiritual, e a perda de parte da memória a leva a esquecer o que viveu com o cunhado.
Durante a trama, Marcos apronta de tudo para conseguir se casar com Laura, pois esconde o segredo que ela tanto busca: a identidade da mãe que a abandonou ainda bebê. Com a ajuda de Castilho (Marcelo Médici), seu parceiro espiritual, Caíque se lembra da vida passada, em que foi casado com Laura e causou indiretamente sua morte. No fim da trama, os dois conseguem finalmente ficar juntos e a mocinha engravida de Bella, que revela ter sido filha deles também na existência pregressa. Na sequência final da novela, os três aparecem brincando na praia, felizes, e a menina fala como uma "matraquinha", uma vez que desencarnada ela só se comunicava por gestos.
Vale relembrar também que nem sempre o casal do passado repete o parceiro na vida presente. Em "Vamp" (1992), Natasha (Claudia Ohana ) descobriu que em sua encarnação anterior foi Eugênia e viveu um romance com Jonas (Reginaldo Faria), o herói que disputou seu amor com o atual conde Vlad (Ney Latorraca). Porém, na nova existência a cantora se apaixona por Lipe (Fábio Assunção) e tem um filho com ele. No fim ela acaba entregando a criança para ele criar ao lado de Lena (Daniela Camargo) e volta a se dedicar à carreira de cantora.
Também na novela "Anjo de Mim" (1997), Floriano Ferraz (Tony Ramos) descobre através de técnicas de regressão, que em 1880, na cidade de Petrópolis, ele era o tenente Belmiro e se apaixonou por Valentina (Carolina Kasting). Casada com um homem mais velho, a jovem morre ao tentar fugir com o amado, mas antes de morrer marca um encontro com ele no futuro. O protagonista então decide procurar pela mulher que seria a reencarnação de Valentina e se apaixona por Joana (Helena Ranaldi), contudo, ela não tem o sinal nas costas que comprova ser a reencarnação de sua amada.
Por fim, Floriano descobre que Lavínia (Vivianne Pasmanter), amiga por quem passou a ter grande afeto, é a verdadeira reencarnação de Valentina e percebe que a missão que tinham juntos nessa vida era transformar o antigo palacete em um abrigo para crianças abandonadas. Assim, ele fica livre para viver sua história de amor com Joana.
(Por Samyta Nunes)