Agatha, personagem de Eliane Giardini , da novela 'Terra e Paixão' é daquele tipo inesquecível. Ame ou odeie ela não passa despercebida. Considerada vilã, a mãe de Caio (Cauã Reymond ) pode ser considerada narcisista?
Nós do Purepeople conversamos com a psicóloga e líder de projetos de saúde mental da Telavita, Karina Stryjer, para entender em primeiro lugar o que é uma pessoa narcisista. Afinal hoje em dia o termo está sendo muito usado.
De acordo Karina:
"O narcisismo é considerado um traço da personalidade que se manifesta por um senso exagerado de importância própria, falta de empatia, necessidade constante de admiração e aceitação, além de uma enorme tendência a explorar os outros com o único intuito de agradar a si mesmo e atender aos seus próprios desejos e necessidades", iniciou a psicóloga. Está te lembrando Agatha de 'Terra e Paixão' ou quem sabe Nazaré de 'Senhora do Destino'?
"Pessoas narcisistas têm enorme dificuldade em receber críticas, provocando reações defensivas ou agressivas. O narcisismo pode ter uma variação em seu espectro, ou seja, desde traços narcisistas mais leves e sutis até transtorno de personalidade", contou Karina Stryjer da Telavita.
"Sim! Se os traços narcisistas são muito dominantes e adoecidos, isto pode tornar a relação tóxica, levando o outro a estar sempre disponível aos desejos e necessidades. O pior cenário da toxicidade nesta relação é a manipulação emocional com o único intuito de buscar a própria gratificação emocional e vantagem pessoal tornando a relação, além de tóxica, extremamente abusiva", analisou a psicóloga.
Ou seja, Agatha da novela 'Terra e Paixão' realmente se adequa a esse perfil já que esteve disposta a tudo para retomar o seu lugar ao lado de Antônio La Selva (Tony Ramos). Porém, terá um fim trágico.