Na Roça com Lucas e Deolane, Iran Malfitano liderou quase que de maneira majoritária algumas enquetes sobre a eliminação em "A Fazenda". O ator, que enfrenta a primeira votação, teve seu nome envolvido em polêmicas assim como outros participantes, incluindo uma fala sobre estupro e violência dentro do reality show da Record.
Liderando a enquete UOL por um curto período na manhã desta quinta-feira (3), Iran perdeu a posição para Lucas e voltou a liderar. O ator pode escapar da Roça após conquistar 39,12% do favoritismo do UOL, seguido por Lucas com 37,70% e Deolane poderá ser a eliminada da noite com 23,19% dos votos.
Uma das falas que chamou atenção da web foi quando o ator disse que bateria em Bia Miranda, neta de Gretchen, avisando que usa do mesmo método com a filha. "Pétala, esse tipo de atitude, se fosse minha filha, ela estaria levando um tapa na boca. Eu bato na minha filha. Na minha família mando eu! Se ela fosse minha filha, ela estaria levando um tapa", disse Iran.
No último domingo (30), Iran e Pétala protagonizaram uma briga em que a influenciadora relembrou uma fala do ator sobre estupro. Em uma roda de comentários entre amigos, Iran disse que "quando o estupro é inevitável, relaxa e goza". Na época, Vini alertou que a fala poderia "pegar mal" e Moranguinho pediu para ele evitar o assunto dentro do programa.
"Quando você precisa se posicionar na dinâmica, que aí você fala também do assunto, a frase é repetida. E não acho que é legal. Mesmo que elas falem, você finge o ouvido de mercador e pula, fala outra coisa", pediu Moranguinho.
A frase foi revista em vários momentos do programa, inclusive quando Bia Miranda revelou já ter sido vítima de abuso. Iran chegou a dizer que entre amigos reproduzir a fala sobre estupro era "aceitável". "A frase não deixa de estar contida no contexto que você falou, de assédio moral ou sexual. O tipo de frase que eu falei foi ruim, mas num contexto em que, entre amigos, na brincadeira, você ouve e fala: 'pô, é aceitável, eu entendi'", completou.
Indignado com a quebra de regras em "A Fazenda", Iran estava conversando com Thomaz, uma semana antes do ator pedir para sair do programa, sobre a postura da emissora em relação ao grupo oponente, incluindo o momento em que Tiago sumiu após um surto.
"Uma cadeira foi quebrada pelo Vini, várias formas de bolo na primeira vez, ontem [na volta de Vini para o programa] foram várias formas de bolo de novo, e o que foi? Uma punição de 24h", reclamou. "Vamos quebrar umas cadeiras, quebrar umas coisas. Eu tô quase pegando um prato de comida, terminar de comer e jogar no chão. E vou dizer: 'opa, escorregou''', sugeriu.
"Eu sou mal", avisou. "Pegar um cara, a primeira coisa que eu faço é negativar os braços e as pernas", explicou para Thomaz. "Eu piso no joelho e trago [a perna] contra", contou mostrando gestualmente como quebrar a perna de alguém. "Primeiro soco numa briga é no gogó, por que o cara [imita alguém com falta de ar]. Aí você maltrata do jeito que você quiser", continuou.
"Joga de barriga para baixo, pisa no cotovelo e puxa contra, negativa tudo quanto é dedo, quebra inteiro. Não mata, não", pediu. "Você acha que eu não penso? Numa porradaria eu furo o olho", revelou. "O cara nunca mais vai enxergar na vida dele, vai aprender a andar com bengalinha", completou.