Afrânio (Antonio Fagundes) vai aceitar que a filha Tereza (Camila Pitanga) saia de casa para morar com seu inimigo número um na novela "Velho Chico", Santo (Domingos Montagner). A empresária briga mais uma vez com seu pai, que tenta fazer com ela escolha o líder da cooperativa ou ele, mas ela afirma que não será feliz longe do amado e opta por sair de casa. O Saruê, então, não vê outra saída além de desejar que a mãe de Miguel (Gabriel Leone) seja feliz, garantindo que ela poderá voltar sempre que quiser - sem Santo.
Segundo o colunista Daniel Castro, a filha do coronel mostra insatisfação ao dizer ter feito todos os desejos do pai e nunca os próprios. "Durante 30 anos da minha vida, eu abri mão de tudo para atender sua vontade. Me casei com um sujeito asqueroso, me afastei da minha terra, dessa casa, de tudo que mais amo nessa vida, meu pai. Me afastei do senhor, pra quê?", afirma a mulher que surra na rival.
O coronel, então, tenta argumentar sobre a decisão de Tereza. "Saiba que tem certas escolhas nessa vida que não tem volta, Maria Tereza, essa é uma delas. Você amar esse retirante não muda o que sinto por ele." Preocupada, ela questiona se o acusado do sumiço de Santo pretende se vingar dos dois, mas ele garante que não, lamentando perder o apoio da filha: "Num vô fazê nada contra ele, muito menos contra você. Só lamento você sê mais uma a dá as costas pra mim. Eu sempre soube que esse dia ia chegá".
Tereza e Santo moram na casa de Bento
Tereza, deserdada pelo patriarca, vê emoção no rosto de Afrânio, e tenta firmar um acordo de paz antes deixar de vez a casa da família. "Num me peça mais nada. Você tá indo embora e num vô impedí, mais que isso eu também não posso fazê. Você tem a obrigação de sê feliz com ele. Porque comigo você seria", grita o Saruê. Mas como o desejo de felicidade não significa um pedido de bandeira branca, ele declara, antes de lhe dar um abraço de despedida: "Você volte quando quisé que minha casa vai sê sempre sua, mas volte sem aquele um".
Depois de conseguir se divorciar de Luzia (Lucy Alves), Santo se instala na casa de Bento (Irandhir Santos), e é para lá que Tereza vai ao deixar a casa da família. Os dois viverão no local como marido e mulher e vão protagonizar cenas quentes logo após a chegada da Sá Ribeiro.
(Por Carol Borges)