Tereza (Camila Pitanga) e Afrânio (Antonio Fagundes) vão ter mais uma briga feia nos próximos capítulos da novela "Velho Chico", quando Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) descobrir que a ex-mulher fechou uma venda para a cooperativa com um cliente da fazenda do pai e contar ao coronel. Ao saber disso por meio do deputado, o Saruê duvida que a filha o tenha traído e a confronta. É então que a mãe de Miguel (Gabriel Leone) confirma que ajudou os cooperados a venderem sua safra sim, e ainda diz que "pena do pai", pois ele vai "morrer sozinho".
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece quando Afrânio entra no quarto de Tereza furioso e esbraveja: "Vou lhe fazer uma pergunta. Não se atreva a me responder com mentira, Maria Tereza". Sem se deixar intimidar, ela admite: "Fui eu que eu intermediei a venda da cooperativa para o exterior. Fiz isso pelo trabalho daquela gente. Fiz por Miguel e Santo".
Revoltado, o coronel grita xingamentos ofensas contra o Santo, e a filha o questiona: "O senhor vai fazer o quê? Matar Santo? Matar sua filha?". As palavras dela ferem Afrânio, e ele afirma que que Tereza não pode chamá-lo de assassino. "Também não sei mais se posso chamar de pai! Digo o quê de um homem que não suporta a felicidade da própria filha?", ela rebate. Ele garante que a filha não vai viver com um retirante, e Terê avisa que também não vai continuar vivendo com o marido que o pai lhe arranjou.
Tereza enfrenta o pai e diz que tem pena dele
Certo de que pode decidir sobre a vida da filha, Afrânio afitma: "Se você não quiser mais viveer com seu marido, mande ele embora, a escolha é sua! Mas não faça isso na esperança de se juntar mais aquele um, que isso eu não vou permitir". "Santo dos Anjos é um homem que o senhor deveria admirar, não tentar destruir! Se o senhor tivesse um mínimo de decência e honestidade veria que aquele homem, mesmo tendo que lutar a vida inteira contra o senhor, trouxe sozinho o pouco que temos de desenvolvimento aqui", argumenta Tereza.
A briga chega ao ápice quando ela diz: "Eu tenho pena do senhor, meu pai! Tenho pena, sim senhor, meu pai, pois o senhor vai morrer sozinho. No dia que o senhor conseguir gastar o pouco de amor que ainda me resta e que ainda resta em Iolanda (Christiane Torloni), o senhor vai ver o vazio de vida em que está se metendo. E vai descobrir o peso da solidão". Afrânio reage mandando-a calar a boca, mas Tereza sai batendo a porta.
Após esse embate dos dois, Santo sofre um atentado, leva três tiros e é arrastado pelas águas do rio São Francisco. Martim e Terê acusam o pai de ser o responsável pelo crime. Ele confronta Carlos Eduardo e o deputado garante que ninguém vai conseguir provas contra eles. Alguns capítulos mais tarde, o pai de Miguel reaparece vivo sendo cuidado numa tribo de índios.
(Por Samyta Nunes)