A afinidade na profissão vai cruzar as vidas de Pedro (Jayme Matarazzo) e Miguel (Domingos Montagner) nos próximos capítulos da novela "Sete Vidas". Como preferiu se isolar em Fernando de Noronha a revelar para todos que sobreviveu ao naufrágio em que foi dado como morto, o oceanógrafo recebe o filho no arquipélago, como seu aluno. Depois de beijar Julia (Isabelle Drummond), sabendo que ela é sua meia-irmã, o biólogo decide viajar e acaba conhecendo o pai, porém, sem saber que o segundo nome do professor João é Miguel.
Em cenas que estão previstas para irem ao ar partir do capítulo de sexta-feira (27), Pedro e Julia são consumidos pela culpa após cederem à paixão e se beijarem, e por isso decidem que não podem mais conviver um com o outro. O rapaz, então, influenciado pelos textos do pai biológico, decide ir fazer um doutorado num Instituto de Oceanografia em Fernando de Noronha, onde conhece João, um brilhante professor.
Miguel trata Pedro com hostilidade e distanciamento
Como resolveu de manter "morto" desde que viu Lígia (Débora Bloch) e Pedro com o pequeno Joaquim, e soube que a ex-namorada se casou com Vicente (Angelo Antonio), Miguel decide usar seu primeiro nome em Noronha e fica chocado ao ver Pedro como seu novo aluno. Pego de surpresa, ele trata o rapaz com hostilidade, para manter o distanciamento, mas a convivência entre os dois será inevitável.
Depois de se instalar, Pedro liga para o pai adotivo para avisar que chegou bem e que está animado com as aulas. Miguel, por outro lado, não vê outra alternativa se não fugir novamente, como fez no primeiro capítulo da trama, quando deixou Lígia e partiu sozinho na expedição para a Antártica. O navegador pede transferência do instituto e avisa aos alunos que vai deixá-los, não fazendo questão de esconder a rispidez que dedica ao novato.
A razão dessa dificuldade que Miguel tem se relacionar mais profundamente e de formar uma família ficou clara quando ele contou o trauma que sofreu no passado - em cenas de flashback em que o personagem foi interpretado por Jesuíta Barbosa -, quando desconfiou da índole do pai e por causa disso acabaou provocando o acidente que matou a mãe. Será que ele vai conseguir superar isso e encarar os sete filhos biológicos que tem?