A chegada da 10ª praga enviada por Deus para castigar o povo egípcio - com a morte dos primogênitos - levou a novela "Os Dez Mandamentos" a alcançar novo recorde de audiência. A trama bíblica da TV Record marcou 25 pontos de média e foi líder de audiência tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (2). O recorde anterior da história na capital paulista era de 24 pontos.
Em São Paulo, a Globo marcou 22 pontos ao enfrentar o folhetim escrito por Vivian de Oliveira. Na faixa das 20h35 às 21h42, a rede carioca exibia o "Jornal Nacional" e parte da novela "A Regra do Jogo". No Rio, a novela protagonizada por Guilherme Winter chegou a 27 pontos de pico.
Antes, na sexta-feira (31), "Os Dez Mandamentos" já havia batido a Globo tanto no Rio (com 21 pontos) como em São Paulo (com um placar de 20 a 19), em seu período de exibição (20h36 às 21h45). As mortes de Amenhotep (José Victor Pires) e Uri (Rafael Sardão) fecham um ciclo de pragas que atingiu o povo liderado por Ramsés (Sérgio Marone).
Emissora espera novo recorde com a abertura do Mar Vermelho
Depois do Rio Nilo virar sangue, de uma invasão de gafanhotos e rãs e de uma chuva de pedras de fogo, a novela da Record volta suas atenções para a travessia do Mar Vermelho pelos hebreus. "Foi a sequência mais difícil que gravei na minha vida porque inclui 80% do elenco, tem dias que a gente grava com 300, 400 figurantes... Às vezes, 40 cavalos. A complexidade dela torna tudo mais difícil. Ficamos três semanas dedicados a parte de computação gráfica, agora serão mais três semanas gravando a parte que não envolve computação, como movimentação de elenco", contou ao Purepeople o diretor-geral da trama, Alexandre Avancini.
Com a sequência prevista para ser exibida a partir de sexta-feira, a emissora espera alcançar novos recordes no Ibope. O sucesso levou o canal de Edir Macedo a espichar a trama e substituir a inédita pela reprise da minissérie "Rei Davi", estrelada por Leonardo Brício. "Vai acabar em meados de novembro. Oficialmente a base é novembro. São 20 capítulos a mais. Vamos aumentar o tempo de uma praga até a outra. Aí foi um trabalho para a Vivian Oliveira rechear mais as tramas da novela", acrescentou.
(Por Guilherme Guidorizzi)