O novo programa de Faustão na Band vai reunir quadros de sucesso do "Domingão do Faustão" (1989-2021) e entre as atrações que serão revistas estão as "Olimpíadas do Faustão". A informação é do colunista André Romano, do "Observatório da TV". Segundo ele, a emissora do Morumbi já comprou os direitos das brincadeiras, cujo formato original é o japonês "Takeshi's Castle".
A reestreia de Fausto no canal paulista, onde trabalhou entre 1986 e 1988, está prevista para 9 de janeiro, na faixa na qual é exibida o "Fantástico". Nessa data, o comunicador que deverá reunir ex-bailarinas do "Domingão", se nada mudar, receberá Leonardo como convidado musical.
Faustão anunciou em janeiro a saída da Globo e inicialmente iria cumprir o contrato até dezembro. Mas no mês passado, ambas as partes decidiram romper o vínculo e o comunicador não conseguiu se despedir de seu público. Na última gravação, no começo de junho e antes de ser internado por problemas urinários, Faustão sofreu uma queda no palco e os trabalhos precisaram ser paralisados por um tempo.
Lançadas nos anos 1980 e exibidas até meados da década seguinte, as "Olimpíadas" eram formadas por várias brincadeiras independentes nas quais o competidor precisava cruzar um caminho de diferentes formas e enfrentando obstáculos.
Uma das mais marcantes era "A Ponte do Rio Que Cai" (vídeo abaixo). Nela, o jogador tinha que chegar a um outro lado da ponte, erguida sob um piscina, desviando de bolas atiradas por um canhão. Já nas "Portas da Sacanagem", era preciso escolher uma entre quatro portas e atravessar a mesma - em alguns casos feita de isopor.
Outras "modalidades" que se destacaram foram "Rola o Rolo" (onde era preciso se equilibrar em rolos gigantes para atravessar uma piscina) e "Pedras Malditas" (na qual o competidor tinha que chegar a um outro lado de uma piscina pisando em pedras; algumas eram falsas e literalmente derrubavam o jogador).
O formato das "Olimpíadas" chegou a servir de inspiração para o SBT lançar jogos semelhantes no "Hot Hot Hot", de Silvio Santos em 1994. Já em 2008, a emissora acabou adquirindo os direitos do "Takeshi's".
A partir de 5 de setembro, Luciano Huck substituirá Tiago Leifert - sucessor de Faustão - na faixa entre o futebol e o "Fantástico", abrindo um espaço na grade de sábado. O "Caldeirão", um dia antes, ganhará um novo apresentador não escalado, mas com grade chance de ser Márcio Garcia, atualmente no "The Voice Kids".
Outra mudança só virá em outubro quando Fernanda Gentil comandará uma nova atração aos domingos após ver o "Se Joga!" ser extinto. Sem Huck e Fernanda, as tardes desse dia da semana ganharão o reforço da volta da clássica "Sessão de Sábado".