Os desencontros sentimentais entre os pares românticos de "Meu Pedacinho de Chão" estão formando possíveis novos casais. E com a volta de Viramundo (Gabriel Sater) a confusão está só aumentando. O violeiro era namorado de Milita (Cintia Dicker), mas desde seu retorno está afastado dela, o que abre espaço para Renato (Bruno Fagundes). Desprezado por Juliana (Bruna Linzmeyer), o médico resolve partir para outra.
Primeiro Ferdinando (Johnny Massaro) se encantou pela professorinha, mas perdeu a disputa para o amigo doutor e passou a se interessar por Gina (Paula Barbosa). O namoro de Juliana e Renato, porém, não durou muito - apesar de os dois se declararem apaixonados. Após a transformação de Zelão (Irandhir Santos), que morre de amores pela moça, ela começou a se afastar do médico e acabou terminando o relacionamento de vez.
Milita e Viramundo já estavam juntos, mas lutavam contra a implicância de Giácomo (Antonio Fagundes), que não aprova o envolvimento da filha com o forasteiro. Até que o violeiro resolveu fazer uma viagem e aí a ruiva se aproximou de Dr. Renato. Agora que voltou, Vira está agindo diferentemente com a filha do comerciante e é só elogios para Gina, o que deixa Ferdinando morrendo de ciúmes.
Nos próximos capítulos, Renato, desiludido com Juliana, decide fazer de Milita sua nova namorada e para tal pede a permissão do pai dela. Giácomo consente, feliz, pois acha que o melhor para a filha é se casar com o médico. Depois que consegue a bênção do futuro sogro, o médico procura a ruiva e conta que seu pai deu permissão para que eles namorassem. Será que ela vai aceitar?