Depois da primavera e do outono, "Meu Pedacinho de Chão" passa por nova transformação com a chegada do inverno. Além das mudanças no figurino, produção de arte e na caracterização, as baixas temperaturas trazem também reviravoltas na trama, que vão acontecer nos capítulos que vão ao ar a partir de 14 de julho na novela das seis da Globo.
O folhetim de Benedito Ruy Barbosa começou com as cores da primavera, mas depois as folhas secas do outono anunciaram a chegada da segunda estação, que trouxe a transformação de Zelão (Irandhir Santos) e a conquista do amor de Juliana (Bruna Linzmeyer). Agora o inverno se aproxima e com ele um segredo do coronel Epa (Osmar Prado) será revelado.
O prefeito das Antas (Ricardo Blat) coloca um detetive para investigar o passado de seu adversário político e descobre um fato comprometedor para a reputação do marido de Catarina (Juliana Paes). Em conversa com Padre Santo (Emiliano Queiroz), o político comenta que tem uma informação que "vai estourar como uma bomba, quando chegar a hora certa".