Ferdinando (Johnny Massaro) vai descobrir mais uma das falcatruas de Coronel Epa (Osmar Prado) nos próximos capítulos de "Meu Pedacinho de Chão". Depois que volta a morar na fazenda do pai, o engenheiro agrônomo descobre que nenhum dos funcionários dele tem carteira de trabalho assinada, o que significa que não recebem nenhum de seus direitos trabalhistas. A cena vai ao ar no capítulo de quinta-feira (15) na novela das seis da Globo.
Tudo começa quando Epaminondas volta atrás em sua decisão de demitir Zelão (Irandhir Santos) e expulsá-lo da casa onde vive com Mãe Benta (Teuda Bara) e ainda diz ao capataz que vai contratá-lo legalmente, com carteira assinada e tudo. Porém, o coronel depois diz a Catarina (Juliana Paes) e ao filho que não vai pagar o que deve ao capanga pelos anos anteriores de trabalho.
Intrigado, o Ferdinando vai verificar e acaba se certificando do que já desconfiava: que nenhum dos empregados de Epa trabalha com a carteira assinada. E para compliar ainda mais a situação, Renato (Bruno Fagundes) garante ao engenheiro que os funcionários que são alunos da escola vão exigir do patrão os seus direitos trabalhistas.
O comportamento do coronel muda novamente quando Zelão resolve ir à cidade das Antas para tirar sua carteira de trabalho fica confuso ao ouvir dele que não precisa mais do documento. Em seguida, o vilão comunica aos empregados que não eles não precisam tirar carteira de trabalho e ainda ameaça demitir aqueles que insistirem.