Meghan Markle foi exaltada por Clare Waight Keller, estilista responsável pelo vestido de noiva que usou em seu casamento com o príncipe Harry neste sábado (19). A peça minimalista com decote canoa e mangas longas deixou apenas uma parte dos ombros à mostra. Segundo a revista "People", a nova integrante da Família Real britânica decidiu em janeiro ter seu vestido confeccionado pela primeira diretora mulher da grife Givenchy. "Meghan é exatamente o que se vê na TV. É genuína, calorosa e radiante. É uma mulher forte que sabe o que quer", frisou. A diretora lembrou também quando soube que havia sido a escolhida para desenhar o vestido da atriz. "Foi um momento extraordinário quando ela me contou", disse Clare em conversa com a publicação em Windsor, na Inglaterra. E contou o que o príncipe Harry lhe disse após o casamento. "Ele veio até mim e me agradeceu. Disse 'oh, meu Deus! A Meghan estava deslumbrante", entregou.
A cidade foi palco da cerimônia marcada pela quebra de tradições - a noiva percorreu parte da igreja sozinha e não disse que será obediente ao marido, repetindo atitude da princesa Diana, mãe de Harry. A diretora festejou ainda a chance de ter participado do casamento real. "Foi incrível fazer parte desse momento histórico e de ter trabalhado com ela", acrescentou sobre a festa que teve a princesa Charlotte roubando a cena como daminha de honra ao lado de outras cinco meninas. O irmão mais velho dela, o príncipe George, foi um dos quatro pajens. Clare contou também que a agora mulher de Harry já estava familiarizada com seu trabalho na grife francesa. "Uma parte do processo de elaboração do vestido foi decidida em conversa logo no início. Depois, através de esboços eu fiz algumas propostas para Meghan. Por fim, trocamos ideias a respeito das linhas e da escala do vestido", explicou. E a estilista acrescentou que a noiva do ano não demorou para saber o que queria.
Morta em acidente de carro em 1997 na França ao ser perseguida por fotógrafos, a princesa ganhou homenagem da nora durante a recepção promovida pelo sogro, o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão do trono britânico. Meghan usou o mesmo anel azul de água-marinha que Diana havia usado em 1996 (ao visitar a Austrália) e no ano de sua morte (durante um leilão). A Duquesa de Sussex combinou a peça com um vestido Stella McCartney, grife escolhida por algumas das convidadas para a cerimônia que reuniu 600 pessoas.
(Por Guilherme Guidorizzi)