A história de amor que parecia impossível está prestes a ter uma chance de acontecer em "Joia Rara". No capítulo que vai ao ar em 15 de janeiro, Sonan (Caio Blat), depois de ter ido para os Himalaias para se afastar de Matilde (Fabiula Nascimento), resolve entregar seus votos de castidade e voltar ao Brasil para viver seu romance com a vedete.
Muito religioso e convitcto de que sua missão está em orientar Pérola (Mel Maia) em seu caminho de Rinpoche, Sonan teve que sublimar tudo que vinha sentindo por Matilde a fim de se manter fiel aos votos que fez quando se tornou monge budista. Ele volta para o mosteiro de Padma Ling e decide fazer um retiro nas montanhas, a fim de esquecer a cantora.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro Matilde sonha com o amado e Sonan tem um sonho com Ananda (Nelson Xavier), que lhe faz mudar de ideira e desistir de ir para o retiro espiritual. Depois disso, o monge conversa com Rigpa (Adriano Bolshi) e revela que vai entregar seus votos e voltará ao Brasil para ficar com com seu grande amor.