Sofrendo nas mãos de Alberto (Igor Rickli) que conseguiu lhe tirar a guarda da filha, na novela "Flor do Caribe", Ester (Grazi Massafera) resolveu voltar a morar com marido. Mas nos próximos capítulos da trama das seis, a mocinha decide tirar proveito dessa situação e promete a Samuel (Juca de Oliveira) que vai investigar o sogro e procurar provas de que Dionísio (Sérgio Mamberti) roubou seus avós no passado.
A ligação do patriarca dos Albuquerque com o nazismo ainda é um fato obscuro na trama de Walther Negrão, mas as lembranças de infância de Samuel não deixam dúvida de que o mau caráter foi responsável pela desgraça de sua família na Europa, durante a perseguição aos judeus. Já com o objeto nas mãos, a sócia de Taís (Débora Nascimento) procura o pai e lhe entrega o relógio, emocionando o patriarca. "Obrigado, filha... Você hoje me devolveu um pedaço de mim mesmo! Obrigado!", agradece.
Agora, ele vai contar com a filha como mais uma aliada nessa luta para provar os crimes do inimigo, alvo de ameaça do próprio neto. Enquanto Dioníso e Alberto admiram joias antigas em um esconderijo dentro da mansão, nem imaginam que seu tesouro e sua origem podem ser descobertos a qualquer momento.
Depois de ter se voltado contra o próprio pai, Samuca (Vitor Figueiredo) vai pedir à mãe que não deixe o ex-piloto ser preso depois que ele dá uma nova surra em Alberto (Igor Rickli) ao ver a bugueira quase ser atropelada pelo ex. Cínico, o crápula obriga a mocinha a denunciar Cassiano. "Você não vai deixar o pai Cassiano ser preso, né?", questiona o menino em tom de súplica.
"Por que a mamãe vai ter que ir na delegacia amanhã? Eu ouvi a parte que você disse para ela pensar bem no que vai falar", acrescenta o neto de Samuel para o pai de criação. "Filho, lembra que a gente já conversou sobre isso? Cassiano não é uma pessoa do bem, ele faz coisas erradas. Coisas que bandidos fazem. Exatamente por isso que sua mãe vai ter que ir na delegacia. Cassiano me agrediu, machucou o papai. Agora a gente vai ter que enfrentar tudo isso", afirma Alberto, que vai ver a própria mãe agir contra ele.
Com isso, o pequeno ficará noites em claro e preocupará a mãe. "Você está nervosa que amanhã vai ter que falar na polícia que o pai Cassiano bateu mesmo no pai Alberto?", diz o garotinho antes de ouvir da mãe que ela não precisa se preocupar com "assuntos de adultos". "É que o pai Alberto disse que o pai Cassiano é bandido. Eu sei que não é. Tenho certeza. Eu não quero que meu pai Cassiano seja preso. Você vai defender ele na polícia, não vai? Não vai deixar o pai Cassiano ser preso", pede Samuca.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)