Na novela "Flor do Caribe", Alberto (Igor Rickli) está prestes a cometer mais uma maldade.Com medo de que a Aeronáutica descubra mais algumas de suas falcatruas, o vilão ordena a Gonzalo (Norberto Presta) que elimine Dom Rafael (Cesar Troncoso), como queima de arquivo. As cenas vão ao ar no capítulo da próxima quinta-feira (3) na trama das seis exibida originalmente em 2013 e que reocupa a faixa por conta da pandemia do novo coronavírus, que adiou para 2021 a estreia de "Nos Tempos do Imperador".
Quando resolveu ficar no Brasil acompanhando a turnê de Cristal (Moro Anghileri), Dom Rafael abandonou tudo que tinha no Caribe. Gonzalo se aproveita disso e vai para a fazenda do mafioso disposto a ficar com tudo que era dele, assumindo também as negociatas que o contrabandista tinha com Alberto, vilão que a essa altura já terá visto Ester (Grazi Massafera) voltar a morar com ele. Por telefone, o delegado comenta: "Sabe, Alberto, que estou gostando de viver como vocês, os ricos, vivem? E ninguém pode me culpar se Dom Rafael preferiu fugir deixando tudo isto para trás. Agora é a minha vez de aproveitar!".
Esperto, o empresário começa a influenciar o comparsa para fazer sua vontade: "A vida poderia estar melhor se não tivéssemos um arquivo vivo, como Dom Rafael, andando solto por aí... podendo falar muita coisa que não deve". Em seguida, o brasileiro conta que sua pista clandestina foi descoberta pela Aeronáutica e Gonzalo, tentando tranquilizá-lo, garante que se o avião for reconhecido, quem se compromete é o caribenho, que é o dono da aeronave.
Porém, Alberto pressiona: "Está esperando o quê pra sumir com ele? Faça alguma coisa, Gonzalo, e faça rápido!". E o delegado segue para o Rio de Janeiro em busca de seu alvo, para apagá-lo, só que não imagina que encontrará Cassiano (Henri Castelli) e os tenentes da Aeronáutica, que vão proteger Dom Rafael e Cristal da mira do criminoso. Com isso, o caribenho se une ao ex-piloto contra o vilão.
Ao mesmo tempo, a mocinha vai encontrar um cômodo secreto na casa do ex-marido e achar no local várias joias e obras de arte. Ester não pensa duas vezes e denuncia o crápula e o avô dele por contrabando e se dá mal quando ele a pressiona a revelar se foi ela quem o entregou. A sócia de Taís (Débora Nascimento) em uma empresa, claro que nega mas não escapa de ser trancada em um bunker pelo vilão.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)