Nos últimos capítulos de "Em Família" vai acontecer mais um embate de Helena (Julia Lemmertz) e Shirley (Vivianne Pasmanter), rivais desde a infância, na trama de Manoel Carlos. As duas estão passando por um período de trégua e convivem razoavelmente, entre uma alfinetada e outra, mas na reta final os ânimos estão exaltados e durante uma discussão a milionária revela que Laerte (Gabriel Braga Nunes) trai Luiza (Bruna Marquezine) com ela.
Helena vai ao Galpão procurar o ex-noivo para falar de Luiza, mas acaba encontrando Shirley e não tolera suas provocações. "Sabe qual é o seu problema? Está tão obcecada pelo Laerte que não enxerga nada além disso. Está se tornando amarga (...) Está nervosa, crispada... Perdeu até a alegria, o bom humor. O que é isso? É o casamento que está te deixando assim? É tão difícil admitir a derrota?", pergunta a leiloeira.
Com sua língua ferina, a loira responde: "Não tenho medo da derrota, até porque não acredito nela. A sua filha, a Luizinha, é um amor, mas é sonhadora demais (...) Assim como você. Ela idealiza um príncipe e tem Laerte. Ferrou. Laerte não é para qualquer uma... É para mulheres como eu. Que não sonham. Agem".
A mãe de Luiza lembra que Shirley não está incluída nos planos do músico e dispara: "Sempre correu atrás dele e nunca teve muito sucesso. Era assim na minha época. E agora? Perdeu de novo. Para minha filha". Mas ela rebate com uma revelação: "Não perdi nem ganhei, já disse. Você que é tola de acreditar em exclusividade. Passou essa espécie de superstição para sua filha, que pensa igual. Laerte não é fiel. Nunca será. Não foi na sua época. E não é agora. Frequentava muito minha cama em Goiás, sabia? A cada briga quem consolava? A cada saudade, quem matava... Eu, sempre eu".
Com ódio no olhar, Helena diz que isso faz parte do passado e não lhe interessa mais. Porém, fica surpresa quando a inimiga declara que nada mudou tanto assim daquela época para a situação atual. "Você... Quer dizer então que o Laerte... E você... No fundo isso não me espanta nada. O que me espanta é ele correr atrás dela e fazer cenas doentias de ciúmes!", reage a mulher de Virgílio (Humberto Martins).
"É um jogo. Ele trai, mas não gosta de ser traído. E só engana a Luizinha porque ela se deixa enganar", provoca Shirley, e Helena explode: "Você é sórdida. E ele também. Os dois. Vocês se merecem. A Luiza é que não merece conviver com essa relação de vocês (...) Você merecia um bom castigo. Mas... Quem vai dar essa lição é a vida. Não vou perder meu tempo com você". E Shirley encerra a conversa com uma de suas frases de efeito: "A vida me ensina que a felicidade é um prêmio. E eu vou lutar por ela até o fim".
(Por Samyta Nunes)