O triângulo amoroso formado por Helena (Bruna Marquezine), Laerte (Guilherme Leicam) e Virgílio (Fernando Rodrigues) nas duas primeiras fases de "Em Família" vai ficar mais complicado na terceira fase da trama. Após a passagem de 20 anos, Luiza (Bruna Marquezine) conhece o ex-noivo da mãe e os dois se sentem atraídos um pelo outro. Encantado com a semelhança entre seu amor de infância e a filha dela, o flautista quer contar sua versão dos fatos à estudante, mas a conversa vira uma briga e ela acaba sendo atropelada após saltar de um carro em movimento, no capítulo de sábado (22).
A vida dos primos - que quase se casaram -, volta a se cruzar quando Laerte (Gabriel Braga Nunes) vê Luiza na plateia de seu conserto em Viena, na Áustria. A jovem viaja com o namorado e alguns amigos, e coincidentemente cruza o caminho do homem que faz parte da história de Helena (Julia Lemmertz).
Já no Brasil, Luiza volta a se encontrar com o musicista e a situação começa a se agravar quando Helena vê a filha conversando com o ex, já de pois de ter encontrado o programa do recital de Laerte em meio às coisas dela. Com isso, a mulher de Virgílio (Humberto Martins) relembra a relação que teve com o primo no passado e fica emocionada.
Quando flagra Luiza mexendo em sua caixa de lembranças (onde guarda o medalhão da fênix que ganhou do ex-noivo), Helena fica furiosa e as duas tem uma discussão feita. Confrontando a mãe, a estudante sai de carro com Laerte, que a convence a ouvir sua versão da história que viveu com Helena. Só que os dois acabam se exaltando e, no meio da briga, ela sai do veículo que ainda está em movimento, sendo atropelada em seguida
(Por Samyta Nunes)