Depois de um novelão que se tornou uma marco na história da TV brasileira, a difícil missão de substituir "Amor à Vida" cai felizmente nas mãos de um mestre da dramaturgia: Manoel Carlos. Nesta segunda-feira (3), vai ao ar o primeiro capítulo de "Em Família", a história da última Helena, a protagonista recorrente das tramas de Maneco desde "Baila Comigo", de 1981. Filha de Lilian Lemmertz, primeira intérprete da heroína, Julia Lemmertz dá vida a Leninha, junto com Bruna Marquezine e Julia Dalavia, que vivem a personagem nas duas primeiras fases do folhetim. Confira nossa galeria e fique por dentro de quem é quem na novela novela das nove da Globo.
Helena não é uma mocinha clássica, mas sim uma mulher que tem falhas, como qualquer outra que esteja ali em frente à televisão acompanhando sua história. Tudo começa com o casamento de suas irmãs que com dois irmãos. Do amor de Chica (Juliana Araripe/ Natália do Vale) e Ramiro (Oscar Magrini) nasce Helena, que ama desde a infância o primo Laerte (Eike Duarte/ Guilherme Leicam/ Gabriel Braga Nunes), filho de Selma (Camila Raffantti/ Ana Beatriz Nogueira) e Itamar (Nelson Baskerville).
Não só o amor e a família macam o romance de Helena e Laerte, mas também o ciúme, culpa e inveja. Jovem e talentoso, Laerte ama a prima com uma adoração que se torna perigosa, principalmente quando Virgílio (Arthur Aguiar/ Nando Rodrigues/ Humberto Martins) se torna cada vez mais próximo dela. Leninha, ainda adolescente, percebe que é amada e desejada, o que a leva não medir as consequências de seus atos em relação namorado. A crônica da vida real já tão conhecida pelo público de Maneco mostra que vilões maniqueístas não existem, nem mocinhos imprudentes. Todos cometem erros, amam, odeiam e são capazes de perdoar.
Dividida em três fases (anos 80, 90 e dias atuais), "Em Família" vai abordar também o alcoolismo com Felipe (Guilherme Prates/ Thiago Mendonça)- tema também recorrente nas obras do autor -; traz uma relação homoafetiva entre duas mulheres, Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller); além de tantas outras questões do cotidiano. Ambientada em Goiás, no Rio de Janeiro e em Viena, na Áustria, a novela fala principalmente do amor que sempre renasce, simbolizado na imagem de uma fênix.
Movido pelo ciúme, Laerte comete um crime grave no dia de seu casamento com Helena e essa tragédia vai separá-los pelos próximos 20 anos. Depois dessa passagem de tempo, ela já está casada com Virgílio, mas sua filha Luiza (Bruna Marquezine) conhece Laerte durante uma viagem à Europa e os dois sentem uma forte atração um pelo outro. Com a volta do flautista para o Brasil, os destinos se cruzam novamente. É aguardar para ver!