Que etapa complicada na vida é uma separação. E em qualquer idade. É o que diz Line Papin em seu novo livro publicado pela Stock em 26 de abril, intitulado "Depois do Amor". A autora retorna ao complicado rompimento com o cantor e ator francês Marc Lavoine, sem nomeá-lo. Falando em divórcio, de fato Line Papin confirma sem ter que falar sobre ele diretamente, que parece ser poemas endereçados a seu ex-marido Marc Lavoine. Depois de anos de amor e um casamento, a jovem de 26 anos na época (33 anos mais nova que o ex-marido) se divorciou. Um romance complicado, marcado por algumas tragédias, já que Line Papin engravidou de gêmeos, antes de sofrer um aborto espontâneo. Um evento seguido por outra gravidez que terminou em um aborto decidido por Line Papin.
Nas páginas de seu livro, a jovem romancista compartilha seus sentimentos e a dificuldade em superar esse complicado caso de amor com o cantor. Ela escreve: "Uma vez, eu amei um homem, mas ele me comeu, ele me destruiu, ele me fez o objeto de seu desejo. O objeto de seu desejo, sim, eu não. Eu não era mais um ser, apenas um objeto". "Aí ele me jogou, bateu na minha alma, a ponto de eu ter mil cicatrizes no corpo", continua Line Papin. "Nunca, nunca mais vou deixar um homem me machucar assim." Essas são as ideias que a ex-esposa de Marc Lavoine teve enquanto tomava um café, convencida quando queria ter mais amor e estima por ela a partir de agora.
Meu corpo está cicatrizado
Line Papin fala sobre cicatrizes, imagens para testemunhar seu desconforto após o rompimento com Marc Lavoine. "Tive muita dor no passado", ela escreve. "Meu corpo está marcado por cicatrizes, minha carne diz a dor. Nada se apaga, nem os estigmas em minha pele, nem os arranhões em minha memória. Eu tinha maldade, e essa maldade não é esquecida." Se entendermos a dificuldade pós-término, a autora também descreve uma relação amorosa apaixonada. "[...] Mas ele me amou como ninguém sabe amar, Isso não é desculpa, O amor não é desculpa, O amor está além: Algo para ser digno", dizia.
(texto publicado originalmente no Purepeople França)