Depois que perdeu Paulinha (Klara Castanho), Paloma (Paolla Oliveira) está focada em descobrir a verdade sobre sua origem em "Amor à Vida". Com a ajuda de Rafael (Rainer Cadete), a pediatra já descobriu que não nasceu no San Magno e no capítulo desta quarta-feira (25), ao pressionar a família durante um jantar, ela acaba ouvindo a verdade de Bernarda (Nathália Timberg): é filha de César (Antonio Fagundes) com uma amante.
Como tanto Pilar (Susana Vieira) quanto César se recusam a falar, o clima fica tenso na mansão dos Khoury e começa uma discussão. Diante dos apelos da neta, Bernarda não aguenta e anuncia: "Eu vou falar, César, já passou da hora da Paloma saber de tudo. Paloma, minha querida, você é filha do César, mas não da Pilar. Você é filha do seu pai com outra mulher". Com a revelação, todos ficam pasmos e Paloma, chocada. "O que você tá dizendo, vovó? Eu sou filha do meu pai, com... Com uma amante?", ela pergunta.
Quem responde é Pilar: "É sim, filha do César com outra mulher. Paloma, talvez eu não tenha sido a melhor mãe do mundo, eu reconheço que sempre tive minhas diferenças com você". E a médica interrompe: "É óbvio, eu sou filha da amante do meu pai!". A mãe adotiva explica que teve problemas de concepção no passado, mas queria muito ter uma filha e por isso decidiu adotar. "Eu e o César nos inscrevemos em programas de adoção, mas não conseguíamos uma menina. Então, um dia ele apareceu com você... Fizemos novos papéis, registramos você como nossa filha", diz.Paloma quer saber como ela descobriu a verdade e Pilar continua a história: "No início eu não desconfiei de nada... Mas um tempo depois, por motivos que não vem ao caso, eu tive umas... Pistas, vamos dizer assim. Fiz algumas investigações e acabei descobrindo que você não tinha sido adotada pelo método tradicional. (...) Paloma, o fato é que eu descobri que você era filha do seu pai com outra mulher. Ele te trouxe nos braços, dizendo que tinha conseguido uma menina para adoção, mas era a filha dele".
Sob o impacto de tudo que acaba de ouvir, a pediatra acusa Pilar: "Você me criticava, achava que eu estava sempre errada, porque queria me punir... Você me usava para punir essa outra mulher, para punir o meu pai!". Mas a dermatologista se defende: "Não, eu nunca quis te punir, minha filha. Mas não podia evitar, você me lembrava a culpa do meu marido. A traição do homem que eu amo". Bernarda e César começam a discutir e Paloma intervém. "Vocês vão ficar discutindo, e se esquecem que tou aqui, chocada... Por que sou fruto de uma traição? Você diz que me amava, dona Pilar, mas que amor é esse se você sentia raiva, ódio, quando olhava pra mim? Eu, que era uma criança indefesa, virei refém das mágoas, das brigas de vocês. Eu tenho raiva desta família!", diz, antes de sair para o jardim aos prantos.
César vai atrás dela na tentativa de se justificar e fazer com que a filha entenda que tudo o que fez foi para o seu bem. Paloma apenas pede que ele lhe diga quem é sua mãe biológica, mas ele se recusa. "Eu sempre te amei, pai, e sempre achei que você me amava", ela reclama. O médico diz que a ama e tenta abraçá-la, porém ela se afasta. "Eu não posso perdoar o que você me fez! Todo esse sofrimento que eu estou passando é por sua causa!! Mas eu vou descobrir quem é minha mãe. Vou descobrir quem é essa pobre mulher de quem você tirou a filha!", afirma, antes de ir embora.
(Por Samyta Nunes)