Um dos mistérios de "Amor à Vida" está prestes a ser revelado, nos próximos capítulos da trama de Walcyr Carrasco. Diferentemente do que Félix (Mateus Solano) disse à Paloma (Paolla Oliveira) na primeira fase da novela, ela não é adotada, mas tudo indica que é fruto de uma relação extraconjugal de César (Antônio Fagundes).
Segundo publicado pelo jornal carioca "Extra" nesta segunda-feira (27), com a chegada de Bernarda (Nathalia Timberg ), a mãe de Pilar (Susana Vieira),os indícios da verdadeira origem de Paloma se tornam fortes. Durante uma conversa com a filha, a sogra de César diz que nunca o perdoou, mas sua mulher o defende: "Mãe, eu mesma superei o que o César fez. Os anos passaram e eu superei". Porém, Bernarda rebate. "Mas eu não engoli até hoje. Eu sou sua mãe, Pilar, mãe nenhuma aceitaria o que seu marido fez com você", ela afirma, na cena.
Bancando a gentil, Aline (Vanessa Giácomo), secretária do médico, faz uma visita à casa do patrão e leva flores para a mãe de Pilar. Esperta, ela pergunta porque Bernarda e César passaram anos brigados, e acaba ouvindo um desabafo: "Quando aconteceu eu queria gritar. Tinha vontade de sacudir a Pilar e dizer: olha o homem com quem você se casou". Curiosa, a moça finge que não acredita que o erro de seu chefe tenha sido tão grave. "Foi grave demais. Nem sei como minha filha pôde perdoar. Eu garanto: poucas mulheres suportariam o que minha filha suportou e levariam o casamento adiante", garante Bernarda, antes de encerrar o assunto, com a afirmação: "O que é para ser enterrado, deve continuar enterrado. Principalmente pelos meus netos. Félix e Paloma".
Em outro momento, durante uma briga, Paloma se altera e joga na cara da mãe mais uma vez que é adotada, mas então sua avó intervém: "Você está errada, Paloma. Você pertence a essa família". Depois que a filha sai, Pilar reclama, aos prantos: "Viu como ela me agride?". E Bernarda acusa o genro: "É tudo culpa do César". Contrariada, Pilar diz que a filha está sendo injusta. "Eu gosto muito dela, só não consigo aceitar esse jeito de ser, essa personalidade que só pode ser...", porém, antes de revelar o segredo, é interrompida pela mãe: "Não termina o que vai dizer, Pilar. A Paloma é sua filha. Nunca deve suspeitar do que aconteceu".